Secretaria de Saúde realiza dia D contra a dengue e orientações sobre o Câncer Bucal

29/11/2021 11:55 · Destaques

As ações para acabar com a propagação do mosquito da dengue não podem parar e para conscientizar a população sobre os riscos da doença, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde realizou no sábado (27) o dia D de combate a dengue em Rio Brilhante.

Promovida na Praça Central, o Dia D contou com diversas atividades, entre elas, aferição da pressão arterial, glicemia capilar e avaliação bucal com orientações sobre os fatores de risco, sintomas e métodos de prevenção contra a doença.

Para alegrar as crianças foram entregues pipoca, algodão doce e disponibilizado pula-pula e brinquedos infláveis. A equipe da Vigilância Sanitária também realizou a entrega de iscas de caramujos e reforçou a importância da população manter o quintal limpo devido ao decreto, que já está em vigor e autoriza aplicação de multas para proprietários de terrenos e imóveis abandonados.

A equipe da Secretaria de Saúde disponibilizou a 1°, 2° e 3° dose da vacina contra a Covid-19 e ação contou também com a participação do Corpo de Bombeiros.

A secretária de Saúde, Alini Oliveira, disse que a população é o melhor agente no combate a dengue e que conta com o apoio de todos nesta batalha.

Alini relembrou que no início deste ano, Rio Brilhante vivenciou também um surto de dengue e que desde o mês de abril, a equipe vem trabalhando com ações de conscientização, que estão sendo intensificadas devido ao período de chuva.

O Governo Municipal ressalta que a melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.