Aspectos Geográficos

LOCALIZAÇÃO 

Rio Brilhante esta localizada ao Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Região Agropecuária e Sucroalcooleira, pertencente à Microrregião da Grande Dourados, distante há 161 km da capital Campo Grande.

POPULAÇÃO

População no último censo [2010]30.663 pessoas
  
 Densidade demográfica [2010]7,69 hab/km²  

População de acordo com a Resolução n.3 de 26 de agosto de 2019 (Publicado no Diário Oficial da União de 28 de agosto de 2019)

37.514 habitantes (IBGE 2019) – Estimativa

MAPA DA CIDADE

MAPA DO DISTRITO

GENTÍLICO

Riobrilhantense.

LIMITES 

Nova Alvorada do Sul (N, NE, L), Angélica (SE), Deodápolis (S), Dourados (S), Douradina (S), Itaporã (SO), Maracaju (O) e Sidrolândia (NO).
Siglas: (N – Norte – S – Sul –  L –Leste – O – Oeste – NE – Nordeste – SE – Sudeste – SO – Sudoeste – NO – Noroeste).

ARÉA 

3.987,53 Km² (Fonte IBGE/2007).

ALTITUDE

313 metros acima do nível do mar.

HIDROGRAFIA

O Município de Rio Brilhante, com  3.987,53 km² de extensão territorial, está  situado na sua totalidade sobre o Aqüífero Guarani que é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias. Cerca de 1,2 milhão de km², está situado no subsolo do centro-sudoeste do Brasil, sendo Mato Grosso do Sul coberto por uma extensão territorial de 213.700  km².

Rio Brilhante é muito bem servido de água, além de possuir várias nascentes afluentes dos rios menores. Os rios Vacaria e Brilhante, em épocas passadas foram navegáveis e serviram de acesso a esta região. Cortando oeste e sudoeste do município, o rio Brilhante define as divisas entre Rio Brilhante, Maracaju, Douradina, Itaporã, Dourados e Angélica. Já o rio Vacaria define a divisa com Nova Alvorada do Sul. As bacias municipais têm as seguintes  características:

Bacia do Rio Brilhante:

É a maior bacia do município, nasce ao norte de Rio Brilhante na cidade de Sidrolândia, corre sentido oeste e se uni aos rios Vacaria e Dourados ao leste formando o rio Ivinhema. Possui diversas subdivisões em função do uso do solo e das características naturais. Suas margens são ocupadas por fazendas de uso rural e sítios de recreio, tendo uma expressiva atividade agropecuária. Para o rio Brilhante correm os seguintes cursos d’água: córrego Arara, ribeirão do Veado, ribeirão rego D’água, córrego Pampa, ribeirão Água Suja e ribeirão Felix Coelho.

Bacia do Rio Vacaria:

Nasce norte do município na cidade de Sidrolândia, corre sentido leste e deságua formando o rio Ivinhema. Nas suas margens concentra-se uma expressiva atividade agropecuária,  fazendas, sítios e o Distrito de Prudêncio Thomaz. Alguns afluentes do rio Vacaria são: rio Desbarrancado, rio Sal Amargo, rio Lambari, rio Quilombo, córrego Saltinho, córrego Taquarussu, córrego Alegre, córrego Alvorada, córrego Sapé, córrego Antinha e córrego Caçadinha.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS:

Latitude: 21 graus 48′ 07” (S)
Longitude: 44 graus 32′ 47” (W)
Altitude Máxima: 402 m
Altitude Mínima: 249 m
Altitude da Sede: 313 m

CLIMA:

Clima Tropical, apresentando claramente duas estações: o inverno seco e o verão úmido, chuvoso e bastante quente.

TEMPERATURA:

Média Anual: 20,0 graus centígrados
Média Máxima Anual: 22,0 graus centígrados
Média Mínima Anual: 18,0 graus centígrados

VEGETAÇÃO:

A pastagem plantada corresponde a mais de 80% da cobertura vegetal do município. O restante é formado pela Savana (cerrado), floresta Estacional, várzeas e lavouras.

SOLO:

O Solo apresenta características de Latossolo Roxo de textura orgânica e fertilidade natural variável, a margem de cursos d’água podem ser encontrados Glei Húmico e Pouco Húmico, normalmente de elevada fertilidade. Na porção leste do município encontra-se de forma significativa Latossolo Vermelho Escuro de textura média e de caráter álico e solos hidromórficos (solo de várzeas).

INDICE   MEDIO  PLUVIOMÉTRICO ANUAL:

Entre 1.500 e 1.700mm.

RELEVO: 

Predominam no município formas tabulares e planas, com declividades suaves, associada à área de acumulação junto às principais drenagens.
Topografia (%)
Plano: 95
Ondulado: 5
Montanhoso: 0

VOCAÇÃO DO MUNICÍPIO 

–  Década de 40: concentração de atividade madeireira e pecuária.
–  Década de 60: predomínio da atividade pecuária.
– Década de 70: introdução da agricultura com a chegada dos paulistas, mineiros, paranaenses e gaúchos no município.
– Década de 80: grande empreendimento industrial no município com a chegada
da primeira usina de álcool.
–  Década de 90:  o grande crescimento do cultivo de arroz irrigado tornando o  município capital do arroz irrigado.
–  Hoje importante pólo de concentração agroindustrial de Usina Sucroalcooleira  no Estado de Mato Grosso do Sul.

PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO 

Rodovias Federais:

BR 267 (Leopoldina em Minas Gerais – Porto Murtinho em Mato Grosso do Sul até a Fronteira com o Paraguai)
BR 163 (Santarém no Pará – Tenente Portela no Rio Grande do Sul)

Rodovias Estaduais que passam no município:

MS 470 (Rio Brilhante – Dourados)
MS 466 (Nova Alvorada – estrada da Alegrete em Rio Brilhante)
MS 465 (Angélica – Rio Brilhante)
MS 455 (Campo Grande – Rio Brilhante)
MS 156 (Rio Brilhante – Itaporã)
MS 145 (Nova Alvorada – Deodápolis)

DINÂMICA DEMOGRÁFICA

Os dados demonstram que a população do município de Rio Brilhante tem uma Taxa de Crescimento de 4,82% ao ano (IBGE/2000) 12º maior enre os 79 municípios do Estado do Mato Grosso do Sul.  O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Rio Brilhante é de 0,715, entre os municípios esta em 12 na colocação do ranking Estadual (em 79 municípios), no ranking Regional encontra-se em 164º (em 446 municípios) e no ranking Nacional esta em 1.454 (em 5.565 municípios).

É o maior produtor de arroz no ranking Estadual, 2º produtor de cana-de-açúcar, 2º produtor de aveia, 6º produtor de milho, 5º produtor de sorgo, 4º produtor de mandioca, 5º produtor de soja, 4º efetivo de codornas, 4º produtor de ovos de codorna, 6º produtor de mel-de-abelha, 7º produtor de ovos de galinha (IBGE/2007).

O Índice de Educação (IDHM-E) é de 0, 840, tendo uma taxa bruta de freqüência escolar de 78,82%. O município tem uma taxa de alfabetização de adultos de 86,58%. Rio Brilhante tem um índice de longevidade de 0,719 e uma esperança de vida ao nascer (em anos) de 68,14; sua renda per capita (em R$ de 2.000,00) é de 233,84 (Dados extraídos do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil – PNUD / PEA / FJP/2000).

Em curto período, a cidade passa por um profundo processo de transformação sócio-econômica que altera seu perfil demográfico e sua estrutura urbana e social. Sendo que,  no período 1997-2008, o Município manteve elevadas taxas de crescimento demográfico, como um efeito direto do assentamento de 816 famílias pelo INCRA e das instalações de usinas sucroalcooleiras que gerou o crescimento econômico da cidade, como conseqüência ocasionou aumento à demanda de atendimento nas áreas da saúde, educação e habitação.

O Censo Demográfico de 2015 indica que Rio Brilhante conta com uma população residente total de 34.776 pessoas, das quais 27.318 moram nas áreas urbanas e 7.458 na área rural. A densidade demográfica é de 5,6 hab/km², contando atualmente com 34.776 habitantes.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Plano Municipal de Saúde 2014/2017

Técnicos:

Jucinéia dos Santos Morais Lago (Pedagoga)
Priscilla Daiane de Carvalho  (Enfermeira)

Todos os direitos reservados a Prefeitura de Rio Brilhante - Design por Argo Soluções