Secretaria de Saúde amplia o serviço de atendimento psicológico, zerando a demanda reprimida de 2020 e 2021

23/02/2022 7:55 · Destaques

Garantir o acesso ao atendimento psicológico foi um compromisso assumido pela secretaria de Saúde, que encarou o desafio de zerar a lista de pacientes, que aguardavam uma vaga na Central de Regulação.

Com impacto da pandemia, o número de pessoas com necessidade de atendimento psicológico disparou no município e apenas uma profissional era responsável pela demanda, priorizando apenas os atendimentos judiciais, acumulando assim os casos menos graves.

Os efeitos da pandemia foram sentidos de maneira mais forte, elevando a lista de 2020 e 2021 em 326 pessoas, que aguardavam a consulta.

Por meio do projeto Janeiro a Janeiro foi realizado uma ação de escuta e acolhimento psicológico, no Centro Médico de Especialidades. Executado pelas psicólogas da saúde Leidiane Soares, Deise Adriana Gonçalves e Helen Dias Olah, o projeto só foi possível graças ao processo seletivo, que possibilitou a contratação de mais duas profissionais.

Com objetivo de zerar a fila judicial, conselho tutelar e demais pacientes, o trabalho contou com o apoio da secretária de Saúde, Alini Oliveira e da Gerente em Saúde, Débora de Oliveira.

As profissionais entraram em contato com todos os pacientes da lista, sendo que apenas 71 formalizaram o contato telefônico e apenas 67 participaram da consulta de escuta e acolhimento. O acompanhamento destes pacientes continuará através de uma estratégia terapêutica baseada na necessidade de cada um.

Atualmente 104 pessoas estão recebendo acompanhamento e a equipe também está entrando em contato para agendar os pacientes de 2022.

A secretaria de Saúde, Alini Oliveira, enfatizou que se alguém ainda está precisando de atendimento e que estava na lista de espera 2020 e 2021, que procure novamente a Central de Regulação para atualização dos dados e novo agendamento.

Alini explicou que foi realizado uma força tarefa para contactar os pacientes, mas em alguns casos a equipe teve dificuldade como por exemplo, número que não existe, telefone na caixa de mensagem e pacientes que não atenderam a ligação.

Entretanto, o projeto executado pelas psicólogas foi sucesso, atendendo de forma rápida as pessoas que precisavam de acompanhamento psicológico, reduzindo assim a fila de espera, além de facilitar o acesso de novos pacientes.