Secretaria de Educação em parceria com Escola Agrícola promove ações de empreendedorismo com alunos da Rede Municipal de Ensino

08/10/2021 8:06 · Destaques

A equipe do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Criança Esperança V” acompanhou os alunos do 2º ano do ensino fundamental durante uma visita nas hortas do município, encantando as crianças e jovens, que conheceram todo processo de produção das hortaliças.

A visita faz parte do projeto da Semed em parceria com a Escola Agrícola, que tem por objetivo apresentar uma proposta de implantação de forma gradativa de hortas nas unidades escolares do município, atendendo as necessidades de tornar mais sustentável, visando atender os resultados descritos no Mapa Estratégico do Estado de Mato Grosso do Sul, parte integrante do Plano Plurianual 2020-2023.

A sustentabilidade dos centros urbanos passa pelo fortalecimento do campo e levar educação para esses locais é uma das ações, que este projeto busca colocar em prática.

A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo, que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos.

Os alunos estão participando do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae, que dissemina a cultura empreendedora entre as crianças e os adolescentes, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e favorecer que o público infanto-juvenil tenha a possibilidade de se tornar protagonista da própria vida.

Com jogos e brincadeiras cooperativas, propõe-se atividades de plantio e a montagem de uma loja de alimentos naturais para vender, por exemplo, mudas ou alimentos prontos ao consumo (preferencialmente in natura).

Pretende promover integração dos alunos com a natureza e valorização das atividades do agronegócio. O empreendedor é aquele capaz de transformar seu sonho ou ideias em realidade rentável, ou seja, realidade que traz satisfação e lucro.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte