Sebrae/MS, Governo Municipal e Sicredi recebem certificado do Instituto Lixo Zero por projeto ambiental realizado em Rio Brilhante

24/03/2022 8:58 · Destaques

Na tarde de terça-feira (23), o Sebrae/MS, o Governo Municipal e o Sicredi, receberam o certificado de Atitude Cidadã 2022 concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), durante uma solenidade realizada em Campo Grande.

As instituições foram reconhecidas pela execução do projeto “Recicla Brilhante” que possibilita que estudantes troquem materiais recicláveis pela moeda social “brilhantinho” e com ela adquiram alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A iniciativa foi implementada no município em junho do ano passado, por meio do Cidade Empreendedora – programa desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo Municipal com a proposta de promover o desenvolvimento local. Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, o “Recicla Brilhante” é uma ação que atua em várias esferas e é uma ferramenta para a promoção da educação e do empreendedorismo.

“O projeto é uma maneira de levar o empreendedorismo até essas crianças, de modo que elas entendam que a atitude delas de separar os materiais recicláveis pode resultar em renda e alimentos na mesa, além de estimular a agricultura familiar no município e fazer com que a população perceba a importância de olhar para o meio ambiente. Com essa iniciativa do Cidade Empreendedora, o Sebrae mostra que, mais do que estar ao lado do pequeno negócio, nossa instituição também trabalha junto aos municípios para promover o desenvolvimento local, tanto que o projeto deve ser implementado em outras cidades que aderiram ao programa ainda neste ano”, destacou.

São atendidos pelo “Recicla Brilhante” alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental que estudam no Centro Educacional Criança Esperança VI, em Rio Brilhante. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, os estudantes recebem “brilhantinhos” e podem trocar a moeda social na feira da cidade por hortaliças, legumes, leite e ovos. O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE).

De acordo com o prefeito, a execução do projeto no município tem tido um forte impacto social, principalmente, na formação das crianças e a ideia é ampliar o número de estudantes atendidos. “Viabilizamos o projeto de modo que ele trabalhasse a educação ambiental, financeira e o empreendedorismo nas escolas. Acredito que esse é o caminho para gente mostrar para as gerações atuais que há diferença entre lixo e resíduo. Lixo você descarta, já com o resíduo é possível gerar valor e ainda cuidar do meio ambiente. Começamos a iniciativa no ano passado como um projeto piloto, atendendo duas turmas da escola, e neste ano vamos ampliá-lo para o centro educacional inteiro”, expôs.

O gerente da agência do Sicredi de Rio Brilhante, reitera a importância do projeto não só no âmbito da educação, mas também para fomentar a agricultura familiar no município. “Esse é um projeto brilhante, pois a gente consegue trazer uma educação financeira e ambiental não só para a criança, mas para a família e para o jovem empreendedor. E quando a gente inclui o produtor rural nesta iniciativa, valorizamos e fortalecemos a agricultura familiar no município, além de gerar renda para muitas famílias. Então é um orgulho para nós, enquanto cooperativa, fazer parte deste projeto”, pontuou o gerente.

Sobre o certificado de Atitude Cidadã 2022

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização sem fins lucrativos que representa no país o movimento internacional Zero Waste International Alliance (ZWIA) – união de organizações que desenvolvem o conceito e princípios do lixo zero no mundo – e, anualmente, concede o certificado de Atitude Cidadã  como forma de reconhecimento a ações e projetos sustentáveis, desenvolvidos tanto pelos setores público e privado, quanto por pessoas físicas, que promovem a redução do volume de resíduos sólidos que irão para lixões e aterros sanitários, além de refletirem positivamente no contexto ambiental e social.

Segundo a embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, na Sessão Mato Grosso do Sul, o projeto “Recicla Brilhante”, esteve entre as 29 iniciativas selecionadas em 2022, principalmente, por promover a transformação em vários aspectos. “O que mais nos chamou a atenção no projeto foi a valorização literal do resíduo quando ele pode ser transformado em uma moeda.  Além disso, mais do que promover um impacto positivo no âmbito social e ambiental, a iniciativa também tem um reflexo importante no contexto econômico e no incentivo à agricultura familiar. Quando todas essas esferas estão aliadas, a ação tem uma repercussão maior e os impactos são visíveis. Acreditamos que reconhecer um trabalho como esse é estimular que ele seja replicado em vários outros municípios do Brasil”, ressaltou a embaixadora.

Também estiveram presentes durante a entrega certificado de Atitude Cidadã 2022, o analista-técnico do Sebrae/MS e gestor da área de sustentabilidade, a primeira-dama de Rio Brilhante e os secretários municipais de Rio Brilhante responsável pela pasta de Desenvolvimento e o titular da pasta de Educação.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site.