Sebrae e Governo Municipal lançam Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Brilhante

19/10/2021 8:10 · Destaques

Com ações para transformar o município, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Em parceria com o Sebrae/MS, a o Governo Municipal de Rio Brilhante lança, nesta quarta-feira (20), às 19h, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o município que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento da cidade. Com medidas de biossegurança, o evento será realizado na Câmara Municipal.

Segundo o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, a entrega é de extrema relevância e irá ajudar na transformação da cidade. “Rio Brilhante hoje, pela primeira vez na história, conta com um Plano de Desenvolvimento Econômico. E isso é muito importante, pois acredito que todas as ações a serem desenvolvidas no município devem ter uma diretriz, vamos agir sabendo o que queremos fazer e como iremos possibilitar isso. Só temos a agradecer ao Sebrae, mais uma vez, nos surpreendendo e fazendo a diferença, tenho certeza de que esse trabalho irá melhorar a vida da nossa população e aumentar a geração de emprego e renda”, ressaltou o prefeito.

O PDE foi elaborado de forma colaborativa por meio do programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae e aderido pela primeira vez neste ano pela prefeitura. As ações elencadas no plano irão nortear a execução da iniciativa no município que é executada a partir do eixo competitivo “Cidade Agro”. A estratégia foi escolhida pela administração pública e é focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.

No plano, além de ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, também há iniciativas que visam aumentar a autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo e estimular os moradores a consumirem mais do comércio local. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, esse trabalho será fundamental para o crescimento do município.

“Tenho certeza de que com o apoio do Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, das lideranças locais e do Governo do Estado o município irá crescer cada vez mais. O programa tem várias iniciativas para fortalecer os pequenos empreendedores, gerando emprego e renda, além de promover uma melhoria no ambiente de negócios para que o empreendedor possa exercer as suas atividades e o plano é mais uma entrega que irá promover o desenvolvimento”, pontuou Verruck.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o Plano de Desenvolvimento Econômico foi elaborado com a participação da sociedade e lideranças locais e se faz relevante, principalmente, por reunir o que as pessoas acreditam ser importante para a cidade. “O poder público, representantes da Associação Comercial, do Sindicato Rural, e de outros setores do município pensaram em conjunto a respeito de quais ações seriam importantes para promover o desenvolvimento. O Sebrae forneceu o suporte para esse processo e iremos atuar junto com o município para que esse plano seja concretizado e a transformação aconteça”, enfatizou Mendonça.

Lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Brilhante
Data: 20/10/2021
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Rio Brilhante (Rua Pref. Athayde Nogueira, nº1207, Centro)