Rio Brilhante recebe projeto piloto do Governo Federal – Núcleo Integrado de atendimento à mulher

08/03/2021 8:11 · Destaques

Na última sexta-feira (05/03), o executivo municipal de Rio Brilhante firmou parceria com a polícia civil e a subsecretaria estadual de políticas públicas para mulher para implantação do NUIAM – núcleo integrado de atendimento à mulher em situação de violência, anexo à delegacia de polícia civil.

Os casos de feminicídio durante a pandemia aumentaram 30% e nossa região acumula 85% dos casos do Estado. Em Rio Brilhante a média é 230 registros de ocorrência policiais por ano, envolvendo agressões, assédios e violência doméstica contra a mulher. Com essa parceria articulada entre o Município, o Estado e o Governo Federal, será realizada a construção de um dos (5) núcleos de apoio do país de atendimento policial especializado para as mulheres, crianças de ambos os sexos e meninas adolescentes, que tiveram seus direitos violados. No Mato Grosso do Sul, apenas Rio Brilhante e Rio Verde foram contemplados.

Através de emendas parlamentares dos deputados Marçal Filho e coronel David, o Governo Federal destinou R$ 250 mil para implantação desse espaço, para estruturar, fazer reformas e adequação no prédio da delegacia de polícia civil, enquanto o Estado entrará com a estrutura de efetivos, veículo e mobília. A prefeitura de Rio Brilhante prontamente sinalizou a parceria para as obras que serão necessárias.

Para Lucas Centenaro Foroni, “é muito importante que tenhamos esse núcleo em nosso município. Sabemos do machismo e preconceito cultural e o quanto faz mal a questão da dominância e do sentimento de posse do homem sobre a mulher. Devido ao alto índice de violência, a gente não trata isso como custo, mas sim investimento”, disse o prefeito, reiterando que Rio Brilhante vai colher bons frutos dessa ação. “Seremos exemplo no Estado, pois começaremos a dar mais segurança, igualdade e fazer valer nossa constituição, facilitando o acesso à justiça e incentivando as denúncias”.

Segundo Luciana Azambuja, subsecretária de políticas públicas para mulheres do Estado, o prefeito se mostrou acessível e sensível as necessidades de políticas de enfrentamento a violência contra as mulheres e afirmou que já no início de abril começará a reforma e estruturação do prédio onde funcionará o núcleo. A previsão é de que até o mês de setembro, na ocasião do aniversário da cidade, será inaugurado o NUIAM em Rio Brilhante.

Na ocasião estiveram presentes também os delegados Guilherme Sarian e Alexandre Neves da Silva Junior, o Dr. Lupércio Degerone da Delegacia Regional de Dourados e a coordenadora de políticas públicas para mulheres de Rio Brilhante, Lívia Dias.

David Barbosa Silveira

Assessoria de Imprensa – PMRB