Rio Brilhante está preparada para vacinar a população

16/01/2021 2:29 · Destaques

O prefeito de Rio Brilhante Lucas Centenaro Foroni autorizou a compra de um estoque de seringas e agulhas para serem utilizada na vacinação da Covid-19, assim que a for liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e distribuída pelo Governo Federal e Estadual por meio do Ministério da Saúde.

“Nós já nos antecipamos para aquisição dos insumos necessários pra que nossa cidade esteja preparada para imunizar nossos munícipes quando iniciar o processo de vacinação em toda população. Esta é uma medida muito importante, pois é fundamental que estejamos estruturados para atender a esta demanda tão aguardada por toda sociedade.” Disse Lucas Foroni.

A Secretaria de saúde Alini de Oliveira afirmou que foi feito o pedido. “tínhamos um processo licitatório, fizemos uma compra de agulhas e seringas para atender a primeira e a segunda fase da vacinação, teremos em estoque caso o Governo Estadual e Federal não forneça.”

De acordo com a entrevista do Secretário de Saúde do Estado, Dr. Geraldo Resende à TV Dourados News, “nesse momento é hora de juntarmos força, governo do Estado, Prefeituras, Secretários municipais para que possamos fazer o enfrentamento dessa doença. Agora é hora de encerrar esse capítulo. Vamos definir um calendário com dia e hora para iniciar o processo de imunização no MS.”

Segundo o ministério da saúde, a logística de distribuição da vacina contra a Covid-19 no território nacional já está desenhada e pronta para ser colocada em prática. “O Ministério da Saúde contará com o apoio do Ministério da Defesa para que a vacina chegue, o quanto antes, às capitais, aos municípios e aos postos de vacinação”, disse o secretário-Executivo da pasta, Ecio Franco, em entrevista à televisão.

No dia 17, a Diretoria Colegiada da Anvisa se reúne para decidir sobre os pedidos de autorização de uso emergencial das vacinas da Fiocruz e do Instituto Butantan. O SUS já está preparado para começar a vacinação contra a Covid19. O ministro Eduardo Pazuello garante que a distribuição das vacinas começará assim que sair a decisão da Anvisa. A logística do SUS é forte e as vacinas chegarão a todos os cantos do Brasil.

Rio Brilhante mantêm medidas rígidas de combate ao Coronavírus e está dentre as cidades com menor índice de óbitos do MS. Com essa aquisição de insumos, a Prefeitura se preparou, antes de qualquer medida tomada pelo Governo Estadual ou Federal.

David Barbosa Silveira

Assessoria de Imprensa – PMRB