terça-feira , 30 de novembro de 2021
Início / Destaques / Rio Brilhante é representada em Encontro Estadual do Sebrae – Programa Cidade Empreendedora

Rio Brilhante é representada em Encontro Estadual do Sebrae – Programa Cidade Empreendedora

O prefeito Lucas Foroni e o secretário de Desenvolvimento, Hugo Koji Suekame participaram do Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento promovido pelo Sebrae abrangendo os municípios, que integram o programa Cidade Empreendedora nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com o tema central “Conectar para transformar”, o evento foi realizado na segunda-feira (04) em Bonito e contou com a participação do gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Derly Cunha Fialho; a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França; o conselheiro do CDE do Sebrae/MS e presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e por meio de videoconferência a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

A programação teve por objetivo trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, enfatizou que o encontro trabalha a importância da liderança pública no processo de desenvolvimento do município e do Estado como um todo.

Já o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, disse que o evento tem um papel importante para a promoção de boas práticas e networking.

No âmbito de Mato Grosso do Sul, o conselheiro do Sebrae/MS e Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, ressaltou que o encontro contribui com a formação de lideranças e promoção do desenvolvimento.

Durante o encontro, os prefeitos e secretários participaram dos painéis com os temas sobre “Desenvolvimento sustentável, nova economia e suas perspectivas”, “Gestão pública para resultados e eficiência de recursos”, “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território”.

Os prefeitos participaram das palestras, que abordaram temas como a transformação digital do desenvolvimento, a importância no Plano Plurianual para lidar com desafios, e de que maneira as equipes que atuam na administração pública podem ajudar a impulsionar o desenvolvimento.

Já os secretários participaram de quatro palestras voltadas para as áreas de sustentabilidade e inovação; que falaram também a respeito do papel da função que desempenham, além da apresentação de boas práticas.

Os secretários e prefeitos também participaram das palestras sobre as estratégias para que os municípios consigam atrair novos investimentos e as boas práticas para impulsionar o ciclo virtuoso da economia por meio das compras públicas, além de um momento de networking e troca de experiências.

 

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte