Rio Brilhante confirma primeiro caso da gripe Influenza A, tipo H3N2

22/12/2021 12:08 · Destaques

A secretaria de Saúde informa que nesta quarta-feira (22) foi registrado o primeiro caso da gripe Influenza A, tipo H3N2 em Rio Brilhante.

Conforme a secretária de Saúde, Alini de Oliveira, o caso trata-se de um jovem, que após uma viagem com um grupo ao Estado da Bahia, precisou ser hospitalizado com fortes sintomas gripais.

Após exame negativo para Covid-19 foi solicitado o exame de painel viral, onde se confirmou o vírus H3N2. A equipe da secretaria de Saúde já está em contato com os demais jovens para monitorar e tomar as devidas providências.

O mais recente boletim epidemiológico da Influenza publicado nessa segunda-feira (20) traz a confirmação de sete casos de Influenza “A” do tipo H3N2. Estes são os primeiros casos registrados neste ano em Mato Grosso do Sul.

Os sintomas mais comuns da H3N2 são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso, podendo ainda ter ocorrência de vômito e diarreia.

A secretaria de Saúde reforça que no Estado, o uso de máscara não é mais obrigatório em local aberto, entretanto ao apresentar sintomas gripais, procure atendimento e utilize a máscara independente do ambiente.

O Governo Municipal informa que todos os protocolos estão sendo realizados e conta com a colaboração de todos.