Prefeitura busca solução para crise financeira do hospital

18/02/2021 9:27 · Destaques

Reestruturação, quitação de dívidas e nova certificação é o desafio desta gestão

O Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Centenaro Foroni, esteve no último dia 17, reunido com a secretários municipais de Saúde, Administração e Finanças, e Diretor do Hospital, Antônio Luiz da Silva, com intuito de deliberar as emergentes e futuras ações para a reestruturação da Associação Beneficente de Rio Brilhante, com a renegociação de dívidas e a obtenção com demanda judicial do CEBAS (Certificado de Entidade Assistencial na área de Saúde), que possibilitará o recebimento de recursos da União para auxiliar no gerenciamento das despesas da entidade assistencial.

Atualmente, o hospital possui uma dívida no montante de R$ 19.297.000,00 (Dezenove milhões, duzentos e noventa e sete mil reais) contraída em salários atrasados, FGTS e INSS, protestos cartorários, ações judiciais, dividas trabalhistas e auto-de-infração da justiça federal. A reunião deliberou acerca de um planejamento a ser colocado em prática de forma transparente para dar início às negociações, sendo que parte da dívida, cerca de R$ 11.456.000,00 (Onze Milhões, quatrocentos e cinquenta e seis mil reais) já está sendo tratado o termo de ajuste de conduta.

O prefeito Lucas Foroni disse na ocasião que a Saúde e Obras (pavimentação) são prioridades neste primeiro semestre de governo, porém, é impossível e inviável, pensar-se em obras públicas, sem antes, resolver o problema da saúde. “Estamos trabalhando para resolver estas demandas. A pavimentação asfáltica vai ter sequência e a questão do hospital vai ser resolvida. Pretendemos melhorar a saúde, pois enquanto não dermos dignidade às pessoas, de nada adiantaria as obras”. Disse Lucas, frisando que estes assuntos são primordiais.

Assessoria de Imprensa PMRB