Inovação: Aluno da Escola Agrícola de Rio Brilhante constrói uniport com materiais recicláveis

22/07/2021 2:47 · Destaques

Em meio a pandemia, projetos inovadores estão sendo desenvolvidos pelos alunos da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues (EFAR) de Rio Brilhante.

O Uniport desenvolvido pelo aluno, Gabriel Montoura de Oliveira foi projetado com peças de ferro velho e a inovação faz parte do seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

Foi no Assentamento São Judas em Rio Brilhante, que Gabriel deu vida ao seu projeto, que tem por objetivo atender os pequenos produtores da agricultura familiar.

O diferencial do Uniport é sem dúvidas o baixo custo, que alinhado à resolutividade, torna o equipamento muito eficiente.

O pulverizador além de moderno, possui inúmeras vantagens, entre elas, fácil manuseio, eficiência na aplicação dos produtos e a redução nos custos com a produção agrícola.

O prefeito, Lucas Foroni, visitou a EFAR e parabenizou o Gabriel pela iniciativa, enfatizando que o Governo Municipal apoia as inovações, principalmente, os jovens que estão fazendo a diferença.

“Prático, eficiente, econômico e de baixo custo, um trabalho iniciado no ano passado, sendo algo que tomou uma grande proporção e achamos legal a iniciativa. Projetos como do Gabriel merecem nosso respeito e admiração”, disse o prefeito.

Gabriel que sonha em cursar agronomia pretende futuramente revender seu projeto e agora está trabalhando com a documentação para patentear o equipamento.

O professor e orientador do Gabriel, Agnaldo Moraes, explicou que na EFAR os estudantes tem a oportunidade de desenvolver projetos com temas sobre a agricultura, pecuária e também mecanização.

“Enquanto Escola Agrícola, ficamos felizes por estar incentivando o protagonismo do jovem, saber que precisa acreditar nos sonhos, que o mundo não é fácil e tem que fazer o que pode para estar melhorando. Gabriel está fazendo sua parte, está se capacitando, um orgulho para Efar com todas as outras contribuições, além do Gabriel mais de 90 estudantes estão trabalhando firme para fazer de Rio Brilhante um lugar melhor de se viver”, disse o professor.

Att: Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte