IBGE prorroga até 21 de janeiro as inscrições para mais de 2.800 vagas em MS do Censo 2022, confira as 39 vagas disponíveis para Rio Brilhante

04/01/2022 8:44 · Destaques

O IBGE prorrogou até o dia 21 de janeiro as inscrições do processo seletivo para contratar mais de 2.800 recenseadores em Mato Grosso do Sul, que vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022.

A prorrogação permitirá que novos candidatos tenham a oportunidade de se inscrever, além de atrair as pessoas que estão em busca do primeiro emprego.

São 2.524 vagas de recenseador espalhadas em todos os municípios de MS, 257 de agente censitário supervisor (ACS) e 84 para agente censitário municipal (ACM).

Em Rio Brilhante estão disponíveis 39 vagas para níveis médio e fundamental, sendo 01 vaga para Agente Censitário Municipal (ACM) nível médio com remuneração de R$ 2.100,00 + benefícios; 04 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) nível médio com remuneração de R$ 1.700,00 + benefícios; 33 vagas para Recenseador nível fundamental com remuneração conforme a produtividade e 01 vaga para Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) com remuneração de R$ 1.700,00 + benefícios.

Para o cargo de recenseador é preciso ter nível fundamental completo e a taxa de inscrição é de R$ 57,50 podendo ser paga até o dia 16 de fevereiro. É importante ressaltar, que um simulador está disponível para calcular a remuneração do recenseador, de acordo com a localidade e as horas trabalhadas.

Já as oportunidades de agentes censitários exigem nível médio e possuem salários de R$ 2.100 para ACM e de R$ 1.700 para ACS, sendo que a taxa de inscrição é de R$ 60,50 podendo ser paga também até o dia 16 de fevereiro.

As inscrições para os processos seletivos de recenseador e agente censitário de 2020 e 2021 não serão válidas para o Censo 2022 e as pessoas inscritas no CadÚnico podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Remuneração do recenseador

Na seleção para recenseadores, os candidatos devem escolher, no ato da inscrição, a área em que desejam trabalhar.

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de no mínimo, 25 horas semanais. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar.

Confira a estimativa abaixo:

Remuneração Mensal Estimada (25 horas semanais)       R$ 1578,72

Remuneração Mensal Estimada (30 horas semanais)       R$ 1893,08

Remuneração Mensal Estimada (40 horas semanais)       R$ 2528,68

Remuneração Mensal Estimada (50 horas semanais)       R$ 3164,24

Para mais informações, consulte calculadora, no link https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html