Governo Municipal promove ação no dia Mundial de Prevenção ao Suicídio em Rio Brilhante

11/09/2021 1:52 · Destaques

A campanha Setembro Amarelo tem por objetivo sensibilizar e conscientizar a população quanto a prevenção ao suicídio. O dia Mundial da campanha, que foi celebrado no dia 10 de setembro foi marcado por ações promovida pelo Governo Municipal.

No mês mundial de valorização a vida, as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Funcerb, o Departamento de Trânsito e a Escola Estadual Etalívio Pereira Martins realizaram algumas atividades educativas com o intuito de conscientizar, informar e alertar a sociedade sobre a importância das medidas de prevenção ao suicídio.

O evento contou com a presença do prefeito, Lucas Foroni, que participou da caminhada pela vida com toda equipe da gestão, alunos e população em geral. Valorizar a vida é buscar garantir convivência saudável promovendo a dignidade humana e sua cidadania.

O Governo Municipal enfatiza que o acesso aos direitos fundamentais e a mediação das condições de convivência e de vivências entre os humanos e tudo o que pertence a este universo são garantias de que a vida e os laços sociais podem ser cada vez mais cuidados e valorizados.

A secretária de Assistência Social, Lívia Dias, enalteceu a importância da campanha. “É uma rede comum ao pensar no outro, nos nossos munícipes e que estas ações e campanhas possam alcançar mais e mais pessoas para que essas pessoas saibam que tem quem procurar e quem pedir ajuda, isso tudo faz a diferença”, disse Lívia.

As ações de conscientização sobre o setembro Amarelo foram criadas para observar questões emocionais, sociais, econômicas e qualquer outra condição, que possa comprometer a saúde física e mental das pessoas.

Para a prevenção do suicídio várias medidas podem ser adotadas, entre elas, aumentar o contato com familiares, amigos e principalmente buscar tratamento adequado e ajuda especializada.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte