Estudantes participam da Feirinha do JEPP e expõem produtos feitos em sala de aula

06/10/2022 8:29 · Destaques

Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Rio Brilhante tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município através do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com o GovernoMunicipal.

A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, foi realizada nesta terça-feira (04), e contemplou trabalhos de 11 escolas municipais de Rio Brilhante: Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, II, III, IV, V e VI, Escola Municipal Prefeito Sírio Borges, Escola Municipal Rural Artur Tavares de Melo, Escola Municipal Rio Brilhante, Escola Municipal Euclides da Cunha e Escola Municipal São Judas. No total, 1.857 estudantes participaram da iniciativa.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado durante quatro meses com os estudantes na temática do empreendedorismo. Após participarem de uma formação, oferecida pelo Sebrae/MS, os professores abordam o assunto com os alunos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

Em 2021, a metodologia já havia sido aplicada nas escolas municipais de Rio Brilhante e, neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. “É o segundo ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Educação aplica a metodologia do JEPP nas escolas e com a realização da Feirinha pudemos ver de perto a evolução e a entrega das crianças, bem como o empenho dos professores em fazer todo o projeto acontecer. Além disso, a ação possibilita a confraternização entre a comunidade escolar e permite que os estudantes tenham a vivência do empreendedorismo e como ele pode ser colocado em prática”, destacou Priscila.

De acordo com o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Centenaro Foroni, a metodologia contribui para o crescimento profissional e pessoal dos alunos. “Momentos como esse, nos mostram que vale à pena acreditar na educação, na igualdade social e em um ambiente justo para todos. Fazemos parte disso, e o empreendedorismo é um reflexo dessas atitudes. No futuro vamos colher os frutos de iniciativas como essa”, expõe o prefeito.

Para o aluno da Escola Municipal Rural Artur Tavares de Melo, Brian Alves Fernandes, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, foi um momento de muito aprendizado. “Eu produzi um shampoo que ajuda a crescer o cabelo e deixa um ‘cheirinho bom’. O cravo faz o cabelo crescer e o alecrim dá o cheiro bom no cabelo depois de usar. Estou vendendo aqui na feirinha e custa só quatro reais”, comenta Brian.

O aluno do Centro Educacional Municipal Criança Esperança II, Luiz Gustavo da Silva, explica que o JEPP foi uma oportunidade de criar e conhecer produtos novos. “Participar do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, foi muito bacana e exigiu muita dedicação e esforço. A minha produziu o cri cri, bolo de pote, campeste, tortas e pipoca colorida”, reforça Luiz Gustavo.

Segundo o Secretário de Educação de Rio Brilhante, Miquéias Augusto Ferreira Nantes, a metodologia aplicada nas escolas do município foi significativa e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos. “Através da aplicação da metodologia do JEPP nas escolas, foi possível ver que diversos alunos aqui da nossa cidade têm se destacado e possuem um grande potencial para o empreendedorismo”, finaliza o secretário.

Saiba mais sobre o JEPP

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos, o Educação Empreendedora.

Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.

O tema é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou através do site oficial cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.