Escolinha de Jiu-Jitsu: uma modalidade inédita no município que vai transformar, formar e incentivar atletas a competir pelo país 

08/10/2021 3:53 · Destaques

Rio Brilhante vivencia momentos marcantes no esporte e uma das modalidades, que chama atenção é o jiu-jitsu. Uma arte que apesar de ser bem conhecido no país e no mundo, infelizmente passou despercebido por diversas gestões.  

Entretanto, a escolinha de Jiu-Jitsu da Funcerb deu início as suas atividades para proporcionar qualidade de vida e mudanças de hábitos cotidianos, além de trabalhar a prevenção de riscos sociais e vulnerabilidades.  

Com foco na socialização e disciplina, as aulas estão sendo realizadas todas segundas e quartas, às 8h e às 14h e a escolinha atende crianças e jovens entre 07 anos e 16 anos. Atualmente jã são mais de 50 alunos inscritos.  

Com foco na luta e na movimentação no chão, o jiu-jitsu ajuda a perder peso e ter uma ótima condição física. Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança. O estilo de vida que acompanha a prática traz benefícios ao corpo por meio de alongamentos e alimentação saudável, oferecendo a chance de disputarem competições e se tornarem grandes atletas no futuro.  

O professor Faixa preta da Escola DeLaRiva de Jiu-Jitsu, Paulo Augusto Kuff, que é responsável pela escolinha ressaltou que com o tempo, a academia torna-se um local seguro para as crianças expressarem seus medos e anseios.  

“Tenho caso de alunos que saíram da depressão por causa do jiu-jitsu e outros que saíram das drogas. O jiu-jitsu como arte marcial visa promover o autoconhecimento corporal e coordenação motora, o sistema de hierarquia dentro do tatame acaba se refletindo em casa, onde os alunos começam a ter mais respeito aos seus pais, por ser um esporte de contato, acaba por auxiliar as crianças com sua timidez e autoestima”, disse Paulo. 

Apesar da falta de incentivo ou apoio, diversos atletas já levaram o nome de Rio Brilhante ao pódio de inúmeras competições, mas ao logo da caminhada, muitos desses também desistiram do esporte. 

Entretanto, o Governo Municipal acende a chama da esperança no coração dos amantes do jiu-jitsu, pois, acredita que o esporte é uma ferramenta de aprendizado e transformação. 

A nova gestão reafirma o seu compromisso em viabilizar ações voltadas ao esporte com intuito de melhorar a qualidade de vida de todos, além de contribuir com a formação de novos atletas, que através do esporte podem levar o nome do município pelo Estado. 

 

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte 

Todos os direitos reservados a Prefeitura de Rio Brilhante - Design por Argo Soluções