Escola de Qualificação Sanitária inova ao atuar diretamente nos bairros de Rio Brilhante

16/12/2021 3:35 · Destaques

Com objetivo de levar o conhecimento diretamente aos comerciantes, que atuam nos bairros de Rio Brilhante, a Escola de Qualificação Sanitária realizou na tarde de quarta-feira (15) uma ação inovadora na Feira do 14, localizada no bairro Nova Rio Brilhante.

Com o título “Noções Sanitárias para Feira – Alimentos e Praça de Alimentação” as fiscais de Vigilância Sanitária, Ana Beatriz Castelão e Renata de Matos Vicente, ministraram a capacitação aos proprietários e colaboradores dos boxs da feira.

A ação buscou aprimorar o conhecimento tanto de legislações sanitária, mas principalmente noções de Boas Práticas de Fabricação/Manipulação. O treinamento foi realizado no próprio local de trabalho do público alvo, tornando mais fácil o entendimento e mais produtivo o evento.

Com uma linguagem simples, clara e sem qualquer custo, a Feira do Bairro Nova Rio Brilhante foi a primeira a ser contemplada com a Escola de Qualificação Sanitária Itinerante, melhorando assim a qualidade do serviço prestado.

A capacitação foi um sucesso e os participantes ainda receberam a cartilha de Boas Práticas – Setor Alimentação e Certificado de Participação com certificação digital.

O secretário de Desenvolvimento, Hugo Koji, explicou que esta ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico do Programa Cidade Empreendedora – Sebrae e que a secretaria de Desenvolvimento em parceria com a com a Vigilância Sanitária e o Sebrae através da sala do empreendedor capacitaram os feirantes com o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, levando conhecimento para que todos possam atuar adequadamente conforme o serviço de inspeção municipal.

Conforme a secretária de Saúde, Alini de Oliveira, as ações da escola visam atender de maneira sistematizada e de fácil acesso as necessidades de qualificação dos trabalhadores das diversas áreas relacionadas à saúde (produção, circulação de bens e produtos e prestação de serviços).

A secretária também enfatizou que para o ano de 2022, diversas capacitações já estão programadas e parabenizou a iniciativa e atuação da Vigilância Sanitária.