Carreta do Hospital do Amor de Dourados realiza exames de mamografias e preventivos em Rio Brilhante

23/03/2022 4:54 · Destaques

A secretaria de Saúde está recebendo neste mês, a carreta do hospital do Amor de Dourados. Entre os dias 21 e 25 de março serão realizados Mamografias e Exames Preventivos de Colo de Útero (Papanicolau).

Os agendamentos foram realizados nas ESF de todos os bairros através das Agentes Comunitárias de Saúde. É importante ressaltar, que a Central de Regulação de Vagas do município, encontra-se sem filas para agendamento de mamografias e as mulheres com a solicitação do médico das unidades de saúde, conseguem prontamente agendar seus exames.

Em relação ao Papanicolau, exame de extrema importância para prevenção do câncer de colo de útero e de outras doenças, o mesmo pode ser agendado nas unidades de saúde dos bairros que possuem agendas abertas durante todo o ano, com carteirinha do SUS.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos, inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.

A ação faz parte da campanha Março Lilás, o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, sendo a 4º maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Durante todo o mês, instituições de saúde pública e privada promovem campanhas com o objetivo de conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, os sintomas e como se prevenir.

Confira agenda permanente de exames preventivos de colo de útero nas ESFs:

ESF Vila Fátima (tel. 3452-6787): Quinta-feira no período matutino;

ESF Carlos Volpe (tel. 3452-2500): Quinta-feira no período vespertino;

ESF Fauzer Saliba: Quinta-feira no período vespertino;

ESF Brilhante (tel.  3452-2500): Sexta-feira no período matutino;

ESF Celina Jallad (tel. 3452-6691): Quinta-feira nos períodos matutino e vespertino;

ESF Jaime Medeiros: Quinta-feira no período matutino;

ESF Antônio Bitencourt (tel. 3455-1087): Quinta-feira no período vespertino.

 

Todos os direitos reservados a Prefeitura de Rio Brilhante - Design por Argo Soluções