Rio Brilhante Realiza a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

15/06/2024 4:50 · Destaques

No dia 14 de junho, a cidade de Rio Brilhante foi palco da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CMGTES). O evento, que teve como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, reuniu profissionais da saúde, gestores, educadores e representantes da comunidade para debater e elaborar propostas voltadas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os debates da conferência foram centrados em diversos eixos temáticos, com ênfase na avaliação da atual situação da gestão do trabalho e da educação na saúde. Participantes discutiram as condições e processos de trabalho, assim como a formação dos profissionais de saúde nos âmbitos local, regional, estadual, do Distrito Federal e nacional.

A partir dessas discussões, foram propostas diretrizes com o objetivo de implementar e acompanhar a Política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Este esforço visa assegurar que os instrumentos de gestão contemplem as necessidades reais das pessoas, a partir de uma construção que começa pela base, nos territórios onde as pessoas vivem e trabalham. O intuito é garantir a vida e a saúde do povo, fortalecendo assim o SUS.

A conferência contou com a participação ativa de diversos setores da sociedade, incluindo profissionais de saúde, gestores públicos, educadores e membros da comunidade. Este engajamento demonstra o compromisso de Rio Brilhante com a melhoria contínua do SUS, através de um processo democrático e inclusivo.

A realização da 1ª CMGTES em Rio Brilhante marca um passo importante na trajetória de desenvolvimento do SUS. Através do trabalho colaborativo e da participação ativa da comunidade, o município reafirma seu compromisso com a saúde pública, promovendo uma gestão mais eficiente e uma educação em saúde que atende às necessidades da população.

A conferência não apenas proporcionou um espaço para a troca de ideias e experiências, mas também fortaleceu a rede de profissionais e gestores dedicados a fazer o SUS acontecer. Com isso, Rio Brilhante se posiciona como um exemplo de inovação e compromisso com a saúde pública no Brasil.