Secretaria de Assistência Social de Rio Brilhante Transforma Vidas e Fortalece Comunidade em Diversas Frentes de Ação

15/08/2023 7:49 · Destaques

A Secretaria de Assistência Social de Rio Brilhante, sob a gestão do Prefeito Lucas Centenaro Foroni e iniciativa da secretária Livia Dias, está alcançando resultados notáveis em uma série de ações que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores e fortalecer a comunidade de maneira abrangente e significativa. O Governo Municipal de Rio Brilhante tem se destacado por suas iniciativas inovadoras e impactantes, abordando diversas esferas do bem-estar social.

Projeto Refeição Quentinha para Idosos Acolhidos

O projeto Refeição Quentinha visa levar refeições saudáveis e afetuosas para idosos acolhidos em unidades temporárias ou permanentes. Além de suprir as necessidades nutricionais, a iniciativa busca promover o fortalecimento de vínculos, proporcionando momentos significativos e afetuosos para os idosos.

Reforma e Ampliação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo na Agrovila José Cazuza – Parque Industrial

Em abril de 2023, a Secretaria de Assistência Social deu início a uma reforma e ampliação crucial para a Agrovila José Cazuza – Parque Industrial. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que estava desativado desde 2019 devido às condições inadequadas, será revitalizado para atender 30 crianças por período, totalizando 60 crianças e adolescentes. As atividades incluem aulas de música, educação física, rodas de conversa, passeios culturais, oficinas socioeducativas e atividades artísticas.

Programa Nutri Brilhante: Alimentação de Qualidade para Famílias

O Programa Nutri Brilhante tem proporcionado uma mudança notável na vida de 250 famílias, distribuindo semanalmente sacolas de produtos produzidos pela agricultura familiar. A parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento visa não apenas beneficiar os usuários vinculados aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), mas também fortalecer os pequenos agricultores, promovendo alimentos saudáveis e de qualidade nas mesas dos necessitados.

Projeto Centro de Convivência do Idoso “CONVIVER”: Envelhecimento com Qualidade de Vida

O projeto “CONVIVER” cuida dos idosos com dedicação e respeito, promovendo uma velhice saudável e feliz. Com mais de 300 idosos ativos, o projeto oferece grupos de convivência que proporcionam atividades como cursos de qualificação, viagens culturais, treinos de vôlei adaptado, hidroginástica, ginástica, dança e jogos de mesa. Uma reforma na sede do Conviver está em andamento, reforçando o compromisso com a qualidade de vida dos idosos.

Projeto Bombeiros do Amanhã: Educando e Empoderando da Próxima Geração

Com foco na formação de crianças de 9 a 14 anos, o Projeto Bombeiros do Amanhã oferece ações educativas em parceria com o Corpo de Bombeiros do município. Além de conhecimentos sobre combate a incêndio, primeiros socorros e ordem unida, o projeto abrange atividades esportivas, culturais e educativas, proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor e empoderador.

Entrega de Uniformes para Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Valorizando a convivência e a troca de experiências entre crianças e adolescentes, o serviço oferece atividades diversificadas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e social. A entrega de uniformes específicos é um exemplo do compromisso da secretaria em promover inclusão e participação ativa.

A atuação proativa e multifacetada do Governo Municipal é uma marca da gestão comprometida do Prefeito Lucas Centenaro Foroni , onde reforça o propósito e o  compromisso com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de todos os cidadãos, independentemente da idade ou situação socioeconômica. Essa abordagem abrangente e inovadora é uma demonstração clara do empenho em construir uma comunidade mais forte, saudável e unida.