Projetos de Rio Brilhante são destaques em duas categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

30/05/2022 10:41 · Destaques

Na noite desta sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos de Mato Grosso do Sul vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).

A cerimônia para entrega da premiação foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito de Rio Brilhante foi reconhecido pelo trabalho realizado.

“Eu me sinto lisonjeado por receber essa premiação, porque, além de estar no município nos acompanhando e nos ajudando a melhorar, por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae traz agora esse reconhecimento. Aprendi que a gente não precisa inventar a roda, mas sim colher as boas práticas e adaptá-las à nossa realidade e foi isso que apresentamos, então, que esse seja um incentivo para fazer as boas ideias se espalharem e inspirar outras administrações municipais”, destacou.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de 20 projetos em seis categorias diferentes. Ao todo, concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses, o que mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população.

“O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou Mendonça.

Por ter garantido o 1º lugar na categoria “Empreendedorismo na escola”, o prefeito disputa agora a etapa nacional, cujo resultado será divulgado em cerimônia a ocorrer no dia 28 de junho em Brasília (DF).

Também participam dessa segunda etapa em cinco categorias diferentes os gestores públicos das seguintes cidades de Mato Grosso do Sul: Chapadão do Sul, Porto Murtinho, Jardim e Costa Rica.

Em comum, todos os seis projetos que foram campeões nesta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.

Conheça os projetos destaques de Rio Brilhante

“Empreendedorismo nas escolas” – o projeto que garantiu o primeiro lugar na categoria “Empreendedorismo na escola” reuniu duas ações desenvolvidas com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de promover o ambiente empreendedor das escolas da Rede Municipal de Ensino integrando as áreas econômica, social e ambiental.

A primeira iniciativa é a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que contempla estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores foram capacitados para que o tema empreendedorismo fosse trabalhado em sala de aula com os alunos que receberam a metodologia de acordo com a faixa etária.  No ano passado, o JEPP contemplou cerca de 1.500 estudantes em Rio Brilhante e foi aplicado em 11 escolas municipais.

Outra ação foi a implementação do projeto Recicla Brilhante, executado no município, desde junho do ano passado. Por meio da iniciativa, estudantes do 3º, 4º e 5º que estudam no Centro Educacional Criança Esperança VI podem trocar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, pela moeda social “brilhantinho” e com ela adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos na feira da cidade.

O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE). No total, foram mais de 10 mil materiais recicláveis trocados por brilhantinhos o que se converteu em mais de 800 reais em vendas na Feira do Produtor.

Cidade Empreendedora – o projeto vice-campeão na categoria “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” trouxe a iniciativa “Natal Brilhante” que reuniu ações para impulsionar a economia local por meio do entretenimento e integração dos moradores de Rio Brilhante e do distrito de Prudêncio Thomaz, que fica a 24 quilômetros de município.

O evento trouxe uma extensa programação com atividades realizadas do dia 30 de novembro a 24 de dezembro do ano passado. Por meio da iniciativa, foi feito uma espécie de “shopping à céu aberto” onde empreendedores locais puderam comercializar produtos, além de feiras para a exposição e venda de artesanato. Também foram promovidos shows de artistas locais e nacionais, espetáculos circenses e um cronograma voltado para o público infantil com a abertura da Casa do Papai Noel e Mamãe Noel.

Com a ação, foi possível dar visibilidade ao município em Mato Grosso do Sul, além te ter tido um impacto positivo no âmbito do empreendedorismo.
Empresas registraram até 50% de aumento no faturamento, além disso também foi possibilitada a geração de emprego e abertura de, pelo menos, 16 novos empreendimentos locais.

Para saber mais sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ou a respeito do programa Cidade Empreendedora, ligue para 0800 570 0800.