Produtos da agricultura familiar complementam cestas básicas entregues pela Secretaria de Assistência Social

17/06/2022 11:38 · Destaques

Verdura fresca e de qualidade na mesa de quem tanto precisa. É assim que o Governo Municipal tem feito a diferença na vida de centenas de famílias de Rio Brilhante.
Para complementar as cestas básicas entregues as famílias atendidas pela secretaria de Assistência Social, o Governo Municipal está adquirindo os produtos da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O programa não só tem contribuído com o fortalecimento do pequeno agricultor, mas também representa um reforço à alimentação das famílias. Os agricultores tem a oportunidade de expandir a produtividade, garantem o sustento e promovem a produção de alimentos saudáveis.
A ação conta com a parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), que é responsável pela assistência técnica, o Sebrae que contribui com a programação de toda produção através de consultoria aos produtores e conta ainda com o apoio do Ministério da Cidadania pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Secretaria de Desenvolvimento ajuda na logística para transportar os produtos do assentamento até o Cras, além de todo apoio da secretaria de Assistência Social.
A Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento, Margarida Alves, que é composta por pequenos agricultores familiares oriundos de assentamentos da Reforma Agrária desenvolve a produção de hortifrutigranjeiros em sistema de produção agroecológico e orgânico em transição para comercialização.
No total, 45 produtores compõe o PAA e para o Governo Municipal objetivo é proporcionar geração de renda ao homem do campo, ampliar a comercialização dos produtos destes trabalhadores rurais e levar alimento de qualidade as famílias.
Além do PAA, Rio Brilhante desenvolve o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
Diversos assentamentos participam do PNAE e realizam a entrega dos produtos as escolas do município.