Feirarte será realizada neste sábado (09) com apresentação cultural na Praça Central

07/04/2022 7:47 · Destaques

O trabalho e a criatividade das artesãs ganham destaque em Rio Brilhante. A Feirarte, que será realizada uma vez ao mês, já está programada para o próximo sábado (09), na Praça Central em frente ao palco e contará com apresentação cultural especial dos Chamamezeiros Luciene e Edevaldo.

Um espaço destinado à exposição e comercialização dos produtos artesanais, a feira proporciona oportunidades de trabalho e geração de renda, com a valorização do ser humano, da arte, da cultura e das tradições locais.

Cerca de 16 artesãs participam da feira com uma variedade de itens como laços de fitas, chinelos, bordados ponto cruz e em linha, crochê, biscuit, EVA, MDF, fibra de bananeira, pipoca gourmet, bolachas artesanais, tapete de tecido, pano de prato, produtos em cabaça, cachecol, fraldas pintadas e bordadas, tela, jogos americanos, porta guardanapo, sousplat, cesta de coelho, porta bombons, feltro, enfeites de chimarrão e produtos em taboa e terrário.

Conforme a diretora de Cultura, Marystela Machado com a pandemia, o trabalho artesanal cresceu no município e a feira oportuniza a valorização desta classe.

“O artesanato vai além da geração de renda e em muitos casos é uma terapia. A feira é uma oportunidade para expor o trabalho, pois, muitas pessoas não sabem e buscam em outros municípios ou na internet estes produtos. Porém, nosso município conta com mãos talentosas, sendo gratificante ver a comercialização dos produtos das artistas locais”, disse.

A diretora ainda informou que os interessados em participar da feira deverão procurar a equipe da Funcerb para efetuar o cadastro cultural, que além da exposição, o artesão participará de cursos de capacitações, que serão promovidos durante o ano.

O cadastro cultural engloba todos os artistas como artesãos, músicos, bailarinos, dançarinos, desenhistas, poeta, escritor, entre outros e a Feirarte faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Cidade Empreendedora do Sebrae.