sexta-feira , 2 de dezembro de 2022
Início / Destaques / Feira de Profissões reúne mais de 400 estudantes em Rio Brilhante

Feira de Profissões reúne mais de 400 estudantes em Rio Brilhante

 

Promovida pelo Sebrae/MS e Governo Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, ação veio para mostrar aos jovens as oportunidades de carreira no município

 

Com a proposta de auxiliar os estudantes na escolha de qual carreira seguir, além de apresentar as oportunidades proporcionadas pelo mercado de trabalho em Rio Brilhante, nessa quinta-feira (4), o Sebrae/MS e o Governo Municipal, realizaram, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Feira de Profissões. O evento foi promovido no Centro Educacional Criança Esperança II e reuniu tanto jovens que estudam no local, quanto alunos de outras escolas municipais, da Rede Estadual de Ensino e da rede privada.

 

“Tivemos a participação de mais de 400 jovens e pudemos falar de futuro. Mostrar as possibilidades de carreira que existem e ajudá-los nessa fase importante de decisão a respeito de qual caminho profissional eles irão querer seguir. A nossa mensagem principal é que eles façam algo com que realmente se identifiquem e estamos aqui para dar esse apoio”, destacou o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni.

 

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Arthur Banzatto, a Feira de Profissões foi uma iniciativa construída em parceria com o município para atender a necessidade de inserir o jovem no mercado de trabalho local e apresentar as oportunidades de carreira.

 

“Quando foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Brilhante, a questão de fazer com que o estudante veja a cidade como um local onde ele também pode crescer profissionalmente foi um dos pontos abordados. Então, a Feira de Profissões foi criada com esse propósito, sensibilizar esse público, e mostrar para ele que existem muitas possibilidades no município”, ressaltou o analista.

 

Durante o evento, os estudantes tiveram acesso à uma mostra de profissões composta por instituições de ensino superior que possuem polo de ensino a distância em Rio Brilhante, como Unigran, Anhanguera, Uniasselvi e Unicesumar, que apresentaram ao público os cursos de graduação disponíveis.

 

Além disso, também foi promovida a mostra de inovação do Living Lab, quando o Sebrae/MS apresentou ao público o trabalho feito pelo laboratório, juntamente com a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos a partir de uma mini fresadora de precisão.

 

Palestra e Talk Show

 

Mais do que as mostras fixas que permaneceram à disposição dos estudantes durante toda a ação, a Feira de Profissões promoveu, no período da manhã e à tarde, a palestra “Empreendedorismo digital e profissões do futuro”, ministrada pelo analista-técnico do Sebrae/MS Adelino Marques.

“Quisemos possibilitar que os estudantes fizessem uma reflexão sobre o mercado de trabalho na era digital, apresentamos as novas possibilidades de carreiras que surgiram com a nova economia, além de ressaltar as oportunidades e desafios, bem como o papel do protagonismo neste processo”, expôs Adelino.

 

Na data, os estudantes também tiveram a oportunidade de saber mais como funcionam diversas áreas de atuação a partir de Talk Show com profissionais referências no município. Pela manhã, o bate-papo foi com convidados das áreas de Educação Física, Odontologia, Empreendedorismo e Digital Influencer.

 

Já, no período da tarde, estiveram presentes profissionais do ramo artístico e que atuam com Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária, Agronomia e Estratégia. Nos dois momentos, a conversa foi mediada pelo presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante (AERB), Rodrigo Jefferson.

 

Segundo o secretário municipal de Educação, Miqueias Augusto Ferreira Nantes, o diálogo com profissionais foi um complemento à Feira de Profissões juntamente com a palestra, para que fosse possível levar mais conhecimento aos jovens.

 

“Essa é uma ação que desenvolve o empreendedorismo e visões de futuro para que as nossas crianças possam ver quais são os caminhos que podem seguir, além de expor os tipos de profissionais que o mercado local necessita. Nossa ação envolveu tanto estudantes da rede pública, estadual e municipal, quanto da rede privada”, pontuou o secretário.

 

Estudantes aprovam

 

Para os jovens que estiveram presentes na Feira de Profissões, o evento foi uma grande oportunidade para saber mais sobre as possibilidades de carreira. João Vitor Cabrera, por exemplo, cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Fernando Correa da Costa, e comentou sobre a importância da ação para quem está prestes a prestar vestibular.

 

“Foi um evento muito legal, que veio para tirar as dúvidas da cabeça de bastante jovem e me ajudou também. Sempre tive muitos questionamentos a respeito da área que vou atuar e a feira me deu um norte de quais são as minhas possibilidades”, comentou João Vitor.

 

Já Vitória Germano, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional Criança Esperança I, pontua que o conhecimento trazido pela feirae o contato com os profissionais convidados foram pontosrelevantes para que ela pudesse confirmar a área que se interessa.

 

“Gosto muito de arquitetura e esse evento foi um grande aprendizado para mim. Os profissionais explicaram para nós quais passos devemos seguir para que a gente possa crescer na profissão que quisermos e essa troca foi bem legal. Por meio do evento, demos um passo em direção ao futuro”, concluiu a estudante.

 

Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Rio Brilhante entre em contato com o Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.