Com investimento de R$ 400 mil, Governo Municipal realiza o lançamento da Robótica Educacional nas Unidades Escolares

08/09/2022 10:47 · Destaques

Quem prestigiou o lançamento da implantação da Robótica Educacional promovida pela Secretaria de Educação, percebeu que além de muita inovação, o evento contou com a presença ilustre do famoso Megatron, que agitou e encantou muita gente.

Realizada na noite de sexta-feira (26), no ginásio Poliesportivo Alberto de Lima Portel, o evento contou com a presença do prefeito Lucas Centenaro Foroni, Secretário de Educação Miqueias Nantes, além de secretários municipais, equipe pedagógica, alunos e população em geral.

Com investimento de R$ 400 mil reais, os alunos do 6° ano da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com 50 kits e 350 livros utilizados durante as aulas de Róbotica.

O material é uma tecnologia trazida da Coréia do Sul, com ênfase na prática e montagem. Rio Brilhante é o primeiro município do Estado a implantar a Robótica Educacional na grade curricular.

O material simula a realidade que encontrarão no mercado de trabalho, sendo até mais parecido com o processo industrial, pois, utiliza chave philips, parafuso, porcas, chapas de alumínio, sensores e motores.

A Robótica desenvolve também o protagonismo, resolução de problemas, desenvolvimento cognitivo, trabalho em equipe, raciocínio lógico, foco e concentração.

Os alunos tem autonomia para construir o que é do seu interesse utilizando esta ferramenta pedagógica e inovadora, que está acompanhando a evolucao tecnológica e os novos hábitos culturais.

Para o prefeito é motivo de muito orgulho contribuir e investir na educação do município “Iniciamos um projeto que busca despertar criatividade, trabalho em equipe e também sair apenas daquela teoria massiva de sala de aula, partindo para a descoberta de coisas novas e tecnologia. É só o começo de um grande projeto, e teremos muito mais novidades daqui até ano que vem, sempre pautada em justiça social, igualdade e uma disputa mais igualitária futuramente para correr atrás dos seus sonhos”, disse.

O Governo Municipal reafirma seu compromisso com a educação do município e visa uma educação de oportunidades para todos os alunos disputarem vagas em universidades com igualdade de condições. Isso é pensar em inclusão social e econômica.