Assistência Social realiza mobilização da campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

17/05/2023 11:35 · Destaques

Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

O Governo Municipal atraves da Secretaria de Assistência Social promoveram na manhã desta quarta-feira (17), a mobilização para a campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com passeata e blitz, pela av. Benjamin Constant reunindo crianças, adolescentes e idosos.

O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.  A campanha chega ao 23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse ano temos ainda como marco os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.

A secretaria de assistência Social Livia Dias afirmou que a campanha em Rio brilhante envolveu  todos os órgãos como a Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Conselho Tutelar e Governo Municipal, desta forma  temos força de combater  a violência sexual “ é inadmissível esses atos praticados contra crianças e adolescentes, as vítimas muitas vezes estão em vulnerabilidade de vários fatores como classes social, local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas e gênero, de raça/etnia, de orientação sexual . “Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros” finalizou.

Já o Prefeito Lucas Foroni afirmou em suas palavras para as crianças durante o evento que elas devem sim procurar e denunciar “Não deixem ninguém fazer nada com vocês, sabemos que é uma situação difícil mas é importante denunciar esses atos aos pais ou responsáveis, coloco ainda toda a nossa administração empenhada para combater o abuso infantil e ao adolescente”.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

A Banda de Percussão do Bombeiros do Amanhã, acompanhou e se apresentou durante a solenidade na praça Dr. Boaventura, estiveram presentes a vice prefeita Juraci Aparecida Souza e Silva, secretário de saúde Gustavo Tonelli, Capitão Cordeiro do Corpo de Bombeiros, Grupo Conviver, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, representantes da policias Civil e Militar e Agetrat.