Setembro Amarelo: Psicólogos de Rio Brilhante em parceria com a SEMED realizam ações de prevenção ao suicídio nas escolas

10/09/2021 3:01 · Destaques

Com intuito de conscientizar a população sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio os Psicólogos(as) de Rio Brilhante em parceria com a SEMED estão realizando ações nas escolas sobre a Campanha Setembro Amarelo.

A iniciativa surgiu com objetivo de divulgar e aproximar da população, o trabalho da Psicologia no município devido à dificuldade que as pessoas têm em buscar o atendimento psicológico por conta de preconceito ou até mesmo pela falta de conhecimento sobre como ter acesso a este serviço.

A parceria entre os profissionais e a Rede Municipal de Ensino está contemplando alunos do 6º ao 9º ano e as palestras já estão sendo ministradas pelos Psicólogos(as)nas escolas do município e distrito.

Conforme o Psicólogo, Adriano Cegóvia Braga, a ideia desta ação é abordar temas sobre a valorização da vida e a importância dos cuidados com a saúde mental.

Além das escolas, no Dia D da campanha que é o dia 10 de setembro será realizada uma Blitz informativa na Praça Central, que se estenderá ao comércio com a distribuição de panfletos e adesivos sobre o tema da campanha, que tem o objetivo alcançar a população e conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

O Governo Municipal destaca a importância desta ação e segue trabalhando para ajudar a população de forma cada vez mais humanizada, buscando ações que fortaleçam os vínculos familiares e sociais e que contribuam para o bem estar e qualidade de vida da nossa população em geral.

PROGRAMAÇÃO

Conforme a programação, as Psicólogas Tamara Trambuche Aline Aparecida de Oliveira já realizaram as ações no dia 31 de agosto na Escola Criança Esperança II.

As próximas ações serão realizadas no 08 de setembro pelos psicólogos Marina Cury Marcondes Salattina Escola Sírio Borges, e no dia 09 de setembro os psicólogos Suli Toledo, Ana Toledo; e as graduandas do curso de Psicologia Mariana Barbosa estudante de Psicologia do 8º semestre, Jéssica de Novais Machado, 10º semestre e Gustavo Pereira Araújo que é o músico do evento estarão na Escola Euclides da Cunha em Prudêncio Thomaz e Escola Criança Esperança I, além da psicóloga Kelli Karine de Jesus Santos, que estará dia 15 de setembro na Escola Sidney Coelho.

SOBRE O SETEMBRO AMARELO

No Brasil, o “Setembro Amarelo” foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma em geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas, que querem conversar por telefone, email, chat ou voip; através do número 188.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte