Secretaria de Educação promove capacitação sobre BNCC e Projeto Político Institucional em Rio Brilhante

08/06/2022 8:55 · Destaques

A Secretaria de Educação realizou uma capacitação pedagógica para os gestores da pasta visando a implantação do Projeto Político Institucional nas escolas municipais.

O evento foi realizado em parceria com o Instituto Casagrande e contou com a participação de 450 pessoas, entre elas, professores dos anos iniciais, finais e educação infantil, além dos diretores e coordenadores.

Nos dias 30 de maio e 01 de junho, a capacitação foi com os técnicos da Semed, que participaram de uma palestra com a Profª. Dr. Zita Lago sobre o andamento da elaboração do PPI (Projeto Político Institucional).

Já no dia 04 de junho foram realizadas três palestras divididas por etapas de ensino. Os anos iniciais do Ensino Fundamental prestigiaram a palestra da Profª. Marilia Marques Mira com o tema “Reflexões sobre a base Nacional comum curricular”.

A Educação Infantil recebeu a palestra da Profª. Valéria Grafanassi sobre “A BNCC na Educação Infantil”. Por fim, os anos finais participou da palestra da Profa. Adriane Reis que também abordou o tema sobre “A BNCC na Educação Infantil”.

O destaque do evento foi a participação prática com atividade em grupo e oficinas. Os professores tiveram contato pela primeira vez com a BNCC em 2018, mas sempre com exposições teóricas, onde a maioria dos profissionais tinham dificuldades em aplicar na sala de aula as novas habilidades e competência da Base.
Com essa capacitação, os mesmos vivenciaram uma experiência mais próxima da realidade escola, partindo da prática para a teoria, tornando a participação mais proveitosa, sendo que muitos já estavam trabalhando de acordo com as novas competências e não perceberam.
O Secretário de Educação, Miquéias Augusto Ferreira Nantes, agradeceu a participação de toda equipe da Semed.