Rio Brilhante já recebeu cerca de 8 mil doses da vacina e secretaria de Saúde apresenta balanço das ações contra a Covid-19

20/05/2021 3:45 · Destaques

Com o recebimento de novos lotes da vacina contra a Covid-19, Rio Brilhante contabiliza 8 mil doses do imunizante, sendo que 6 mil pessoas já foram contempladas com a 1ª dose e 2 mil pessoas com a 2ª.

A secretária de Saúde, Alini Oliveira, apresentou um balanço sobre os números da campanha de vacinação e destacou as ações realizadas para combater o avanço da doença.

Na tarde de terça-feira (18), o município recebeu 580 doses, que estão sendo aplicadas nas pessoas, que aguardam a 2ª dose da vacina Coronavac. Alini explicou que imediatamente realizou a distribuição da vacina e na quarta-feira (19) já iniciou aplicação do público alvo.

Segundo os dados, apenas 280 pessoas aguardam uma nova remessa da vacina Coronavac para receber a 2ª dose. Ainda nesta semana, Rio Brilhante recebeu 535 dose 1 da astraZeneca e o público alvo está sendo divulgado em tempo real pelos veículos de comunicação do Governo Municipal.

Alini relatou que a equipe está empenhada e trabalhando em alerta, principalmente, quando recebem novos lotes da vacina e durante aplicação das doses, que está sendo realizada em sistema de drive thru, a equipe organiza o fluxo e orienta o distanciamento entre as pessoas, dando mais agilidade e conforto.

Quanto às pessoas que durante a vacinação da sua faixa etária foram infectadas ou que não tomou a dose por medo, às mesmas devem procurar o ambulatório para receber a dose.

Alini disse que o reflexo da vacina é bom e que diminuiu o número de internação, entretanto os casos estão mais graves e atingindo um público mais jovem, sendo de 20 a 39 anos, sem comorbidades e apresentando complicações.

No início da pandemia, os idosos foram acometidos pela doença, mas o novo cenário mostra que as pessoas mais jovens estão sendo infectadas, gerando um aumento no número de óbitos dessa faixa etária.

Os cuidados devem continuar, mesmo após a vacinação e conforme a secretária, o público alvo da campanha segue o Programa Nacional de Imunização. No momento a faixa etária está em 60 anos sem comorbidades, além dos demais públicos como trabalhadores da saúde, gestantes, entre outros.

A secretaria de Saúde está realizando a distribuição em tempo recorde e as vacinas também estão chegando ao distrito e nos assentamentos. Aos sábados, a equipe e um enfermeiro realizam a vacinação na zona rural, evitando o deslocamento das pessoas até a cidade.

Para intensificar as ações de combate à doença, o Governo Municipal contratou médicos intensivistas para dar suporte ao hospital. No período matutino e vespertino, três médicos estão realizando os atendimentos no ambulatório do Covid e no período noturno, dois médicos estão a disposição da população, auxiliando o hospital.

Diariamente, cerca de 20 pessoas procuram o ambulatório para uso de medicação e conforme a secretária é importante que as pessoas procurem atendimento nos primeiros sintomas, evitando assim internações.

Além dos médicos e medicamentos, o Governo Municipal investiu em equipamentos de alta tecnologia utilizados em hospitais de grande porte.

O capacete de elmo e o cateter de alto fluxo foram alugados e serão utilizados durante 15 dias no hospital. Os equipamentos são importantes, pois, ajudam a diminuir a chance de o paciente ser entubado.

Por fim, a secretária fez um apelo para que a população colabore com as novas medidas restritivas, mas principalmente, as pessoas que estão em isolamento domiciliar, que permaneçam em suas casas.

A Vigilância Sanitária está acompanhando o monitoramento dos pacientes e autuando no CPF, as pessoas que estão com suspeita ou covid e que estão circulando pelas ruas. Além de ser autuando, a pessoa pode ser multada e responder na justiça.

O Governo Municipal também está divulgando através da página do Facebook, o calendário de vacinação, que está acontecendo em tempo real.

Acesse e acompanhe todas as informações e fique por dentro de como está o processo de vacinação em Rio Brilhante.

Assessor de imprensa / Jefferson Duarte