PREVBRILHANTE realizou mais um Curso de Preparação para Aposentadoria

19/05/2023 11:55 · Destaques

A ação faz parte do cumprimento das metas da atual gestão em levar a Educação Previdenciária para os segurados!

O Instituto de Previdência Social dos Funcionários Municipais de Rio Brilhante -PREVBRILHANTE, realizou no dia 18 de maio de 2023 mais um Curso de Preparação para a Aposentadoria, para os servidores públicos do Governo Municipal aptos a aposentarem, o qual foi ministrado pelo Dr. João Paulo Cunha – advogado da ACONPREV Consultoria Administrativa.

O curso teve início com a Diretora Presidente do PrevBrilhante sra. Evone Bezerra Alves que deu as boas vindas aos servidores presentes, dizendo que a realização do Curso preparatório Pré- aposentadoria faz parte das ações da atual Diretoria Executiva para manutenção da certificação profissional que o PrevBrilhante possui Pró Gestão RPPS Nível I quanto a Educação Previdenciária, dizendo que a ação tem o objetivo de integrar os servidores que estão aptos a se aposentarem ao seu regime próprio de Previdência, levar conhecimentos básicos sobre as regras de acesso aos benefícios e trazer esclarecimentos de dúvidas e anunciou para junho/2023 o curso de Educação Financeira, inédito, para os servidores públicos municipais.

Fez-se presente as conselheiras Edy Carolina Mendonça Presidente do Conselho Curador e a Sra Zelia Pereira Renovato que falou aos presentes para aproveitarem essa oportunidade pois nunca havia sido realizado no Instituto, parabenizando a inciativa dos gestores pela relevância e pela gestão humanizada.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Dr. João Paulo Cunha – advogado da ACONPREV Consultoria Administrativa que iniciou apresentando para os servidores sobre a organização administrativa e funcionamento do PrevBrilhante, as diferenças entre os regimes previdenciários, os requisitos exigidos para requerer aposentadoria, informou para os participantes da importância de já requerer averbação do tempo de contribuição, referente aos vínculos anteriores, não deixando para o último momento, destacando que o INSS, via de regra, está demorando para emitir as Certidões de Tempo de Contribuição.

O Dr. João apresentou as mudanças trazidas pela Emenda Constitucional nº 103/2019, tais como: o Abono de Permanência e a vedação da incorporação de adicionais ao vencimento do servidor público. Finalizando, o palestrante discorreu sobre a preparação financeira e psicológica do servidor, destacando que as vantagens, de caráter provisório, não fazem parte da base de cálculo da contribuição previdenciária.

Na oportunidade os servidores tiraram suas dúvidas e após, foi servido um delicioso “coffe break”.

O PrevBrilhante coloca-se a disposição de seus segurados para eventuais duvidas ou maiores esclarecimentos.

“PrevBrilhante, nosso futuro em nossas mãos”