Em busca de implantar cooperativismo nos assentamentos de Rio Brilhante, Prefeito Lucas visita estrutura referência no Estado

18/06/2021 8:29 · Destaques

Para impulsionar ainda mais a cadeia produtiva nos assentamentos do município, o prefeito Lucas Foroni realizou uma visita técnica na maior cooperativa da agricultura familiar do Estado, a Cooplaf que fica localizada em Terenos.

Com intuito de conhecer o trabalho, trocar experiências de gestão sobre os obstáculos e barreiras superadas e principalmente buscar informações para valorizar e apoiar os produtores dos 12 assentamentos do município, o prefeito juntamente com o secretário de Desenvolvimento, Hugo koji; gerente de Agricultura e Pecuária, Carlos Alberto da Silva; presidente do Assentamento Tereré, Joaquim e o produtor da agricultura familiar, Antônio Mattos visitaram o gabinete do prefeito de Terenos, Henrique Wancura Bubke e as instalações da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira da Agricultura Familiar (Cooplaf).

A visita que faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e contou com a presença do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Meio Ambiente, Valdecir Batista Alves.

O prefeito e sua equipe foram recepcionados pela presidente da Cooplaf, Maria Nelzira; primeira Secretária e atual Vereadora, Lucilha; segunda Secretária, Sueli; primeira Tesoureira, Simone Gauze; segundo Tesoureiro, Ademir e o conselheiro Fiscal, Izidoro.

Buscando desenvolver a economia rural, com mais geração de empregos, renda e qualidade de vida, a visita foi uma oportunidade para tirar as dúvidas de como funciona e quais são as vantagens do cooperativismo, que atualmente cresce e enriquece a produção de Mato Grosso do Sul.

A primeira secretária da Cooplaf e atual Vereadora, Lucilha, disse estar orgulhosa pela troca de experiência e explicou que há 06 anos a cooperativa está trabalhando com a produção de leite e com o setor hortifruti, atendendo várias redes de supermercado e escolas, sendo um orgulho para cooperativa essa troca de experiência com o prefeito.

“Quero parabenizar o prefeito e tenho certeza que será uma gestão de muita honra e de muita competência, estou admirada pelo tanto que tem buscado e levando para agricultura familiar esse desenvolvimento. É de tirar o chapéu porque são poucos prefeitos que fazem isso, está vindo dentro do assentamento buscar para levar para sua região”, comentou a vereadora.

A presidente da Cooplaf disse que é de suma importância a visita do prefeito. “Ele veio conhecer uma cooperativa e ver todo processo operacional, a parte administrativa e interna para poder implantar em seu município. Tenho uma visão que com essa iniciativa o município só tem a ganhar e implantar junto aos produtores é um grande passo e o sucesso é garantido”, relatou Maria Nelzira.

Conforme o prefeito é preciso pegar as boas ações, os bons resultados e projetos e adaptar a realidade do município. “Analisamos justamente para buscar implantação e acompanhamos o trabalho da cooperativa para incentivarmos o cooperativismo da agricultura familiar. Juntos somos muito mais forte, esse exemplo que conhecemos aqui, tem sim como dar certo, tem sim como o trabalho do assentamento ser feito de uma forma séria e ter projetos não só para um ano ou dois anos, mas projetos para quem quer trabalhar”, disse Lucas.

O prefeito ainda enfatizou que a secretaria de Desenvolvimento juntamente com o executivo municipal em parceria com todas as associações estará buscando os melhores projetos para desenvolver a economia nos assentamentos.

Rio Brilhante tem um grande potencial com um total de 950 lotes e de acordo com o prefeito basta estruturar e capacitar os assentados e participantes deste projeto, já que o objetivo é crescer e aprender. A Cooplaf desenvolve um trabalho extraordinário e através do cooperativismo da oferta e demanda dos produtos e com uma estrutura técnica, a gestão pretende implantar o cooperativismo de forma transparente.

“Meu sonho como agrônomo e minha missão de vida como prefeito é deixar os assentamentos autossustentáveis. Obrigado a todos da Cooplaf e ao prefeito que nos recepcionou, essa ação tem a participação da Ministra Tereza Cristina e com esse conhecimento que está sendo passado para nós tenho certeza que o caminho é um só, que é dar certo, é fazer e o futuro ser muito próspero”, finalizou o prefeito.
Assessor de imprensa / Jefferson Duarte