Turismo do natal é responsável por influenciar positivamente o cenário econômico em Rio Brilhante

11/01/2022 8:33 · Destaques

Para muitas famílias, o Natal Brilhante foi uma festa mágica, que resgatou no coração de cada morador, a simbologia natalina. Um show de luzes e cores, além de uma decoração sofisticada, que invadiu as ruas de Rio Brilhante e chegou com muita maestria encantando e emocionando a população do distrito de Prudêncio Thomaz.

Já para o comércio local, o evento representou investimento e oportunidade. Muitos empresários aproveitaram uma das épocas mais esperadas do ano para aumentar o faturamento, o que influenciou positivamente o cenário econômico nos diversos setores do município.

O Natal Brilhante foi histórico e ganhou destaque em todo Estado, atraindo turistas de diversas cidades, sendo um alívio para os empresários, que durante a pandemia enfrentaram muitas dificuldades.

A comerciante Jeane Maier viu no Natal Brilhante a oportunidade de alavancar as vendas. “Em 2021 tivemos épocas até de períodos fechados e economicamente foi muito satisfatório trouxe gente, trouxe famílias e tivemos de 30 a 35% de aumento nas vendas no mês de dezembro”.

Já para o comerciante Marcio Belém, o evento foi uma experiência única, que ajudou a superar o faturamento da empresa em comparação aos outros meses.

A decoração natalina e as festividades na Praça Central possibilitaram um aumento significativo no empreendimento do Belém, que no mês de novembro, por exemplo, vendia de 30 a 40 lanches, mas com a chegada do mês de dezembro, as vendas subiram com recorde de mais de 200 lanches na noite em que foi realizada apresentação do cantor Loubet.

O evento é o resultado de um trabalho feito com total dedicação e união de uma equipe formada por representantes do Poder Legislativo Estadual e Municipal, Associação Empresarial, Escolas Municipais, Igrejas, Clubes de Serviço e uma valorosa equipe de servidores e voluntários.

Área Cultural

Para quem trabalha com cultura e arte, o Natal Brilhante foi um período de grandes oportunidades. O Governo Municipal fez questão de valorizar os artistas.

A programação contou com diversas apresentações dos talentos locais em Rio Brilhante e no distrito de Prudêncio Thomaz. O encontro de vozes emocionou e animou o público, que também prestigiou a Feira de Artesanato.

Um espaço foi destinado à exposição e comercialização de produtos confeccionados pelas artesãs, proporcionando oportunidade de trabalho, geração de renda, valorização da arte, da cultura e tradições locais.

Apoio ao comércio

No início de 2021, o Governo Municipal isentou os comerciantes noturnos do pagamento de tributos municipais em razão da crise econômica da pandemia.

Os estabelecimentos com atividades voltadas às vendas e distribuição de bebidas em geral, alimentação e utilização ou locação para eventos noturnos ficaram isentos do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da taxa referente ao alvará de funcionamento.

O Governo Municipal está trabalhando para fazer a diferença e principalmente apoia o comércio local através de incentivos e ações, que impulsionam a geração de renda.