Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é marcado com doação e construção em Rio Brilhante

26/08/2021 9:51 · Destaques

O Governo Municipal por meio da secretaria de Educação realizou uma palestra, que faz parte das ações em celebração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano traz o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

O evento aconteceu na quarta-feira (25) na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito, Lucas Foroni; Secretário de Educação, Miquéias Augusto Ferreira Nantes; Professora Doutora, Morgana de Fátima Agostini Martins; Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Márcia Cereda; Diretora da APAE, Itiene Gonçalves de Moura e a Coordenadora da Equoterapia, Márcia Solange Rosa Azambuja.

A campanha é desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963 e tem por objetivo o desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

A inclusão dos Alunos Especiais na Rede Municipal de Ensino está sendo priorizada pelo Governo Municipal em parceria com a APAE, Núcleo de Educação Inclusiva e a Equoterapia.

Durante o evento foi uma realizada uma apresentação artística cultural, organizada pela professora Valéria Almeida responsável pelo projeto de Ginástica Rítmica com o apoio dos professores Michelle Bertotti e Cleilson Venâncio, apresentada pela aluna da escola Rio Brilhante Paola Bertotti Venâncio e pelo aluno do Centro Educacional Municipal Criança Esperança IV Henrique Pedroso Tagara.

A palestra foi ministrada pela professora Doutora, Morgana de Fátima Agostini Martins, que explicou sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da pessoa com deficiência Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 em vigor desde 03 de janeiro de 2016.

O secretário de Educação agradeceu de forma especial o apoio do Governo Municipal na educação inclusiva e destacou a importância dos servidores públicos, que se dedicam de forma brilhante ao atendimento dos alunos inclusos.

“Toda ajuda do poder público não teria sentido sem o trabalho dos profissionais, que estão em contato direto com os alunos. A secretaria de Educação tem uma atenção especial com os alunos inclusos, sabendo da necessidade desse segmento da sociedade”, disse Miqueias.

O prefeito anunciou a doação de um terreno para APAE e a construção de uma sede para o Núcleo de Educação Inclusiva, além de enfatizar o aumento do repasse para o Centro de Equoterapia de Rio Brilhante.

Lucas disse que o evento foi emocionante e destacou a importância desta ação. “Inclusão não é mostrar que todo mundo é igual, mas sim respeitar e amar as diferenças, o único caminho para quebra do preconceito é a educação, é informação e saber sobre os assuntos”, finalizou o prefeito.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte