Secretaria de Finanças Planejamento e Controle realiza audiência pública referente à prestação de contas do 1º semestre em Rio Brilhante

05/08/2021 3:48 · Destaques

O Governo Municipal por meio da secretaria de Finanças Planejamento e Controle realizou nesta quinta-feira (05), uma audiência pública para demonstração e avaliação do compromisso das metas fiscais referentes ao 1º semestre de 2021, relatório de gestão fiscal.

A audiência foi realizada no Plenário da Câmara Municipal e transmitida ao vivo pela TV Câmara através da página do Facebook e teve por objetivo atender à exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de ampliar a transparência, estimulando e conscientizando a sociedade para o controle social dos gastos públicos.

Com audiência pública, os cidadãos têm a oportunidade de acompanhar como os recursos estão sendo usados e saber mais sobre a eficiência dos programas e projetos governamentais.

O evento contou com a presença do prefeito, Lucas Foroni; Presidente da Câmara Municipal, Juarez Rosa, secretários municipais e foi conduzida pelo secretário de Finanças Planejamento e Controle, Lenilso Carvalho Antunes, que realizou apresentação dos demonstrativos das receitas e despesas executadas no município.

A audiência pública fortalece o compromisso do Governo Municipal em manter a transparência e conforme o secretário de Finanças Planejamento e Controle é através da prestação de contas, que a população tem a oportunidade de observar os importantes avanços que o Governo Municipal realizou neste início de gestão.

O secretário de Finanças Planejamento e Controle ainda explicou abordagem da audiência que foi apresentar a população o comparativo das receitas previstas e arrecadadas, despesas com pessoal, índices de aplicações Constitucionais e repasses concedidos.

Lenilso mostrou que a receita arrecada foi de R$ 97.607.532,65 e a despesa líquida de R$ 75.361.277,52 com superávit orçamentário de R$ 22.246.255,13 e detalhou todos os gastos e investimentos no município.

O prefeito ressaltou que na saúde a administração está investindo 9.18% a mais do que precisaria, o que corresponde a 60% proporcional ao valor e enfatizou ainda que o município tem a obrigação de investir 15%, mas a gestão superou essa meta investindo 24%, apesar de todas as dificuldades, o Governo Municipal está evoluindo.

Lucas falou o quanto é importante à população acompanhar esses números e ver como administração está organizando e mantendo a transparência com a sociedade, além de parabenizar os servidores que estão trabalhando com empenho e dedicação para apresentar todas as informações com clareza.

A audiência pública está disponível no site da Câmara Municipal.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte