Rio Brilhante recebe apoio para dar início ao programa de castração gratuita em cães e gatos

06/08/2021 8:14 · Destaques

O serviço de castração gratuita em cães e gatos será realizado em Rio Brilhante através do apoio do deputado Estadual, Marcio Fernandes, que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 80 mil reais.

A emenda foi assinada na manhã de quinta-feira (05) no gabinete do prefeito Lucas Foroni e contou com a presença do deputado Estadual, Marcio Fernandes; vereadores Juarez Roza, Jose de Freitas e Azer Cunha, além da Presidente da Associação Mundo Animal Protetores de Rio Brilhante, Eliza Mara Morais Sponchiado; Vice-Presidente da entidade, Senir Neitzke e a primeira Secretária, Luciana Freitag.

O serviço é totalmente gratuito e uma conquista inédita para a população, principalmente para a equipe da entidade, que desenvolve um trabalho extremamente importante no município.

O deputado frisou que Mato Grosso do Sul tem o maior programa de castração gratuita do país com cobertura nas 79 cidades através dos consórcios, parcerias com prefeituras, clinicas e ONGs e este projeto tem por objetivo levar a castração para quem não tem condições de pagar por essa cirurgia.

O deputado agradeceu o prefeito, os vereadores presentes que estão apoiando esta causa e também as representantes da entidade por solicitarem este projeto para o município e se colocou a disposição para auxiliar no que for preciso.

O prefeito enfatizou a importância das entidades e das parcerias com o poder público. “A gente acredita que seja um problema muito grave de saúde pública que às vezes nunca recebeu atenção e estamos aqui para fazer o máximo para ser resolutivo, prático e acima de tudo para resolver esse problema de saúde”, comentou.

Lucas ainda ressaltou que 60% das doenças em humanos vêm da zoonose e que este projeto vai cuidar tanto dos animais como da saúde pública, além de fazer uma ação humanitária, que vai render muitos frutos para cidade.

“Parabéns para quem está pela causa desde sempre, essa luta é antiga e graças também ao apoio do Marcio Fernandes e da nossa abertura com o executivo e pelo trabalho do Mundo Animal, que corre atrás de tudo isso, um trabalho importante das entidades e vamos juntos cuidar dos animais”, disse Lucas.

A Presidente do Mundo Animal comentou que o prefeito abraçou essa causa com apoio dos vereadores e juntamente com o deputado, que através da emenda parlamentar vai auxiliar na execução do projeto.

“Somente com castração poderá haver a diminuição significativa de animais abandonados e os maus-tratos. Quanto mais nasce, mais abandona e se maltrata. Com o controle de natalidade conseguiremos chegar em nosso objetivo real que é o bem estar desses animais e o fim da crueldade. Castração é um ato de amor”, disse Eliza.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte