Rio Brilhante em parceria com Hemosul realizará dias 13 e 14 de maio uma Campanha de Doação de Sangue

27/04/2021 3:57 · Destaques

Doar sangue é um ato voluntário e que pode salvar até quatro vidas em uma única doação.

O Hospital e Maternidade, Secretaria Municipal de Saúde e Hemosul realizará uma campanha de doação de sangue para fazer a diferença na vida de muitas pessoas. É um ato de amor ao próximo, que será promovido nos dias 13 e 14 de maio em Rio Brilhante.

A ação também conta com o apoio do Hospital e Maternidade de Rio Brilhante e a meta é coletar 170 bolsas de sangue.

Os interessados deverão realizar o cadastro para doação na secretaria de Saúde, de segunda a sexta, das 07 às 11h.

Confira os critérios para doação:

Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal.
Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável. Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.

Assessor de imprensa / Jefferson Duarte