Rio Brilhante é o primeiro município do Estado, que lança projeto inovador de sustentabilidade em parceria com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae

08/06/2021 8:18 · Destaques

Rio Brilhante é o primeiro município do Estado, que lança projeto inovador de sustentabilidade em parceria com o programa Cidade Empreendedora do Sebrae.

A ação faz parte das atividades em celebração a Semana do Meio Ambiente. O projeto Recicla Brilhante tem como público-alvo as crianças e visa promover a educação ambiental sobre os resíduos sólidos, incentivar o empreendedorismo e ainda valorizar a agricultura familiar através do resgate cultural com os produtos comercializados na feira.

O projeto é uma parceria do Governo Municipal através das secretarias de Desenvolvimento e Educação, Sebrae, EFAR, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE) e Sicredi e faz parte do Programa Rio Brilhante Sustentável.

O lançamento aconteceu na tarde de segunda-feira (07) e contou com a presença do prefeito, Lucas Foroni; diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro; gerente Regional Sul do Sebare, Vanessa Reis; consultor do Sebrae, Luis Pivovar; ex-prefeito de Campo Verde/ MT e mentor do Sebrae/MS, Fábio Schroeter e o gerente da Agência Sicredi, Diórgenes Júnior da Silva.

O prefeito ressaltou a importância do projeto que é piloto, mas que a redução dos resíduos sólidos contribui com a educação da coleta seletiva, permitindo assim a execução de um trabalho gradual na redução da taxa de lixo.

“Depende de cada um de nós e esse é apenas o primeiro passo, pois, temos um grande desafio pela frente, que emanam tempo e a colaboração de cada cidadão Rio Brilhantense, mas sei e tenho convicção, que o melhor caminho é a educação das nossas crianças, até porque, queremos um mundo muito melhor pra o futuro delas”, comentou o prefeito.

Com funciona o projeto?

Recicla Brilhante será desenvolvido no Centro Educacional Criança Esperança VI e a metodologia consiste na capacitação da equipe de docentes sobre educação alimentar, nutricional e aborda o impacto da alimentação saudável no combate a hipertensão, diabetes e entre outros, finanças descomplicadas para os alunos, combate ao mosquito da dengue, agricultura familiar e gestão de resíduos sólidos.

A cada 15 itens de materiais recicláveis devidamente limpos ou uma sacola com resíduos orgânicos serão convertidos em uma moeda social, denominada “Brilhantinho” que poderão ser trocadas por produtos na Feira da Agricultura Familiar.

Cada 1 Brilhantinho será convertido em R$ 1,00 e através da agência Sicredi, o valor será repassado à gestão da escola, que efetuará o pagamento aos produtores da agricultura familiar.

Os materiais recicláveis serão doados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE) e os resíduos orgânicos para a Escola Família Agrícola para o tratamento através da compostagem para transformar em adubo orgânico.

Com o desenvolvimento desta ação, o Governo Municipal valoriza a produção da agricultura familiar, a associação dos catadores de materiais recicláveis, além de gerar renda e movimentar a economia da feira.

O programa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade e implantar uma cultura, que respeite o meio ambiente por meio da educação, estimulando as famílias, vizinhos e amigos.

Além de outros benefícios como incentivar o consumo de produtos naturais, reduzir as ocorrências de doenças através de novos hábitos alimentares, promover educação ambiental por meio da coleta de materiais recicláveis, reduzir os impactos ambientais e as ocorrências de dengue, promover ações de empreendedorismo no âmbito escolar, incentivar o associativismo/cooperativismo, ampliar o número de visitantes as feiras da agricultura familiar e desenvolver a economia local.

Assessor de imprensa / Jefferson Duarte