Projeto Conviver reabre inscrições para 2021

11/02/2021 9:20 · Destaques

Idosos terão atividades e orientações mesmo durante a pandemia

O Projeto Conviver, núcleo de sociabilização da Secretaria de Assistência Social, tem por objetivo, através da educação, favorecer o processo vivencial numa cidadania mais ativa à população idosa acima dos (60) anos, além da sua inserção social e o pleno exercício dos seus direitos. Neste sentido, várias atividades são desenvolvidas proporcionando novos conhecimentos, valorização e elevação da autoestima, além da conscientização política e social.

O projeto Conviver reabriu no último dia 10, as matrículas e rematrículas, na qual os assistidos e novos integrantes devem procurar a sede do Projeto Conviver “José Alves de Barros” na Rua Caiuás, nº 232, no bairro Morada do Sol, portando os documentos pessoais, além do comprovante de residência e o número do NIS. O processo de cadastramento está sendo realizado de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 10hs e das 13hs às 16hs.

Nova programação

O Projeto Conviver, durante a pandemia da Covid-19, deverá ter algumas alterações, tendo em vista os cuidados e distanciamento social que se faz necessário para salvaguardar a saúde de todos, assim sendo, as atividades como baile musical que eram realizados a cada 15 dias, hidro, vôlei adaptado e ginástica, não serão realizados neste reinício. No entanto, várias outras atividades on-line, via grupos de whattzap serão desenvolvidas. A secretária de Assistência Social, Denise Alessio, disse recentemente que, “nem todos tem um aparelho de celular, mas, vários acabam por usar o de filhos, netos ou amigos”, sendo este um canal onde é repassado ajuda e incentivo para a realização de atividades físicas, caminhadas ao ar livre, atividades no lar e banho de sol, que potencializa no corpo a vitamina D de vital importância aos idosos.

No programa também constam muitas informações de saúde, alimentação, cuidados preventivos contra a covid-19, dentre outros. O projeto anteriormente atendia cerca de (660) pessoas. “O Conviver é extremamente importante aos idosos e muito gratificante para todos nós. Somos os agentes de saúde, bem-estar e cuidados neste período difícil para todos nós. A ordem é se reinventar para cumprirmos esse importante papel social junto da comunidade”. Disse Denise Alessio.

Para o prefeito Lucas Foroni, o momento exige sim uma reprogramação, buscar ser atuante no processo transformador para uma cidadania ativa do idoso e sua inclusão social. “Seja na forma humana, espiritual, social e cultural, vamos propiciar aos idosos uma vida mais dinâmica e criativa partilhando novas experiências”. Disse Lucas.