Programa Fluxo da Igualdade é lançado em Rio Brilhante com o objetivo de combater a pobreza menstrual

13/07/2023 7:40 · Destaques

Rio Brilhante, 11 de julho de 2023 – Na noite desta terça-feira, o município de Rio Brilhante testemunhou o lançamento do Programa Fluxo da Igualdade. O evento ocorreu às 19h30 na Câmara Municipal de Rio Brilhante, localizada na Rua Athayde Nogueira, nº 1207. Essa iniciativa, promovida pelo Governo Municipal em parceria com a AGEPEN (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), visa abordar um problema pouco debatido na sociedade: a pobreza menstrual.

Uma em cada quatro brasileiras enfrenta dificuldades para adquirir absorventes, de acordo com um relatório da Fundação das Nações Unidas. Essa realidade afeta negativamente a vida de muitas mulheres, especialmente aquelas que vivem em condições precárias, onde o acesso à água, saneamento básico e recursos financeiros é limitado ou inexistente. Estima-se que estudantes cheguem a perder até 45 dias letivos por ano devido à falta de acesso a itens básicos de higiene íntima.

A falta de acesso a absorventes também representa um risco para a saúde das mulheres que menstruam, uma vez que muitas delas recorrem a soluções improvisadas, como trapos de pano, jornal ou até mesmo miolo de pão. Essas alternativas precárias aumentam o risco de infecções e outros problemas de saúde. Reconhecendo a gravidade dessa situação, o Programa Fluxo da Igualdade busca fornecer absorventes descartáveis fabricados no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, tanto para uso das detentas quanto para distribuição em sete Escolas Municipais, beneficiando mais de 600 alunas.

Além do aspecto prático de fornecer absorventes, o Programa também visa conscientizar e educar sobre a dignidade menstrual e saúde. Por meio de parcerias com outras instituições, estão previstas a realização de rodas de conversa e palestras nas escolas, com o intuito de informar e promover a saúde feminina.

O evento de lançamento do Programa Fluxo da Igualdade contou com a presença de autoridades locais, vereadores, secretários municipais, diretores de escola e servidores. Um momento marcante foi a apresentação das alunas de ginástica rítmica, projeto desenvolvido pelo Governo Municipal. Além disso, a juíza de direito Dra. Mariana Rezende Ferreira Yoshida proferiu uma importante palestra, enfatizando a importância da iniciativa do Governo Municipal na criação da Lei 2.264, sancionada em 23 de abril de 2023. Essa lei estabelece o Programa de combate à precariedade menstrual no âmbito da rede municipal de ensino de Rio Brilhante.

Durante o evento, o prefeito Lucas destacou a relevância do Programa Fluxo da Igualdade para o município, ressaltando a importância de abordar e combater problemas que muitas vezes estão invisíveis, mas que afetam significativamente a vida das pessoas. “Trazer dignidade a essas mulheres é minha obrigação como representante do Poder Público”, afirmou o prefeito.

Com o lançamento do Programa Fluxo da Igualdade, Rio Brilhante dá um importante passo na luta contra a pobreza menstrual, garantindo o acesso a itens essenciais de higiene íntima e promovendo a conscientização sobre a importância da dignidade menstrual. Espera-se que essa iniciativa inspire outras cidades e municípios a enfrentarem esse desafio e buscarem soluções que proporcionem uma vida mais digna e saudável para todas as mulheres.