Prefeitura centraliza exames de covid-19

03/02/2021 7:54 · Destaques

Estrutura fixa de atendimento gera economia aos cofres públicos e mais comodidade à população

A prefeitura de Rio Brilhante, com uma visão diferenciada no trato das questões públicas, principalmente quando suas ações estão diretamente ligadas aos munícipes e a responsabilidade pertinente à economicidade, inaugurou na última terça-feira, 02, sua unidade centralizada de atendimento aos pacientes suspeitos de terem contraído o coronavírus, que está disposta no Centro Poliesportivo Luiz Alberto de Lima Portel, na Avenida Lourival Barbosa, 105, no bairro Nova Esperança. Os procedimentos são realizados das 06h30 às 17h30s de segunda a domingo.

Na gestão passada, durante o pico da pandemia, estas ações foram realizadas na praça central, com a locação de tendas, banheiros químicos e camarins de suporte a Secretaria de Saúde. Tal medida foi muito criticada na época por conta dos altos custos empreendidos e a exposição desnecessária das pessoas as intempéries climáticas que poderiam agravar problemas de ordem respiratória. Posteriormente, as consultas passaram a ser realizadas no ESF Carlos Volpe.

Recentemente, o grupo de trabalho “Rio Brilhante contra o coronavírus” observou que era possível proporcionar mais comodidade à população e melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde, optando-se pelo ginásio poliesportivo devido a sua ampla estrutura com banheiros, áreas internas de recepção, triagem, espera e coleta. A medida, segundo especialistas da área médica, tem como objetivo separar os atendimentos de pacientes sintomáticos do coronavírus de outras doenças e evitar o contágio do vírus nas demais unidades de saúde do município.

Segundo a Secretária de Saúde Alini Oliveira, uma equipe de plantão com médicos, enfermeiros e demais profissionais estão fazendo parte deste trabalho e todos os procedimentos internos estão seguindo as recomendações e portarias do Ministério da Saúde. O Ginásio Poliesportivo fica a cargo da Fundação de Cultura Esporte e Lazer, no entanto, para Valsuir presidente da FUNCERB “são parcerias como essa, entre as secretarias, que vai fazer a diferença nessa gestão 2021/2024”.

Para o prefeito Lucas Foroni, a visão diferenciada desta gestão começa com respeito aos munícipes. “Estamos comprometidos em controlar esta pandemia, salvar vidas, mas sem descuidar da dignidade para com o ser humano e austeridade nos gastos públicos”. Disse Lucas.

 

 

Todos os direitos reservados a Prefeitura de Rio Brilhante - Design por Argo Soluções