Pela primeira vez, Rio Brilhante investe em tecnologia e implanta sistema que integra todos os setores da saúde

07/01/2022 5:00 · Destaques

Rio Brilhante vivencia conquistas históricas graças ao empenho e os investimentos da atual gestão. A modernização do sistema da secretaria de Saúde está possibilitando melhorias inéditas e significativas, que contemplam também o Hospital e Maternidade.

O novo sistema da empresa Genesis foi implantado em dezembro de 2021 e já reflete em resultados positivos. Com a integração de todas as unidades de saúde ficou mais fácil acompanhar os resultados dos exames.

Com o avanço da tecnologia, o paciente não precisa ir até o laboratório para retirar a cópia dos exames e pode conferir online, sem sair de casa. Além dos pacientes, os médicos também podem acessar os resultados em qualquer unidade de saúde.

Outra melhoria é a otimização do tempo para os profissionais que atuam no laboratório de análises clínicas. O sistema também está integrado aos equipamentos, evitando assim a necessidade de digitalização dos resultados.

Com os avanços, a secretaria de Saúde prevê um aumento de 50%. Atualmente são realizados 400 exames ao mês e a estimativa é que o laboratório alcance 800 exames ao mês.

Quanto às consultas médicas foi possível notar a redução na espera por atendimento e melhorias importantes no fluxo de pré-triagem. A instalação de painéis eletrônicos possibilitou a organização das filas, além de permitir que o paciente acompanhe todo o processo.

O novo sistema também proporcionou melhorias nos indicadores, que norteiam a destinação de incentivos e recursos de órgãos Federais. A segurança com o armazenamento dos dados e o backup é uma novidade para toda equipe da secretaria de Saúde, que tem a tranquilidade de trabalhar sem o risco de perder todos os dados.

Futuramente o cidadão vai ter a oportunidade de acompanhar o fluxo de atendimento nas unidades de saúde, hospital, laboratório, farmácia e transporte.

O Portal da Transparência estará disponível no site do Governo Municipal e vai permitir o acesso sobre a quantidade de pacientes atendidos, entre outras informações.

O sistema já passou pela primeira fase de implantação, pela segunda fase que foi de adequação e agora segue na terceira fase, que é o treinamento avançado de todos os setores da saúde com previsão de duração de dois meses.

Com a utilização da tecnologia, o sistema proporcionará o agendamento de consultas online, um avanço extremamente importante na saúde do município.

Uma conquista jamais vista em todos os anos, o sistema está otimizando o tempo de trabalho das equipes, facilitando o acesso das informações aos pacientes e permitindo a integração das unidades de saúde.