Parceria com a Fundação MS garante pesquisas e a difusão de Tecnologias Agropecuárias em Rio Brilhante

16/06/2021 8:07 · Destaques

Para impulsionar o desenvolvimento agropecuário, o Governo Municipal firmou uma parceria com a Fundação MS, que vai garantir a execução de trabalhos de Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias aos produtores rurais e aos profissionais do agronegócio de Rio Brilhante. Os trabalhos serão desenvolvidos na Fundação Oacir Vidal, que tem a disposição uma área de 20 hectares.

Conforme a parceria firmada, o município é responsável pela disponibilização de trator e pulverizador agrícola, ceder o espaço para implantação e condução dos trabalhos, apoiar as ações de difusão de tecnologias através da divulgação dos dias de campo e apresentações dos resultados de pesquisa e disponibilizar o local para as palestras, além de fiscalizar a execução do Plano de Trabalho.

Já a Fundação MS é responsável pelas pesquisas, disponibilização de insumos e também de maquinários para implantação dos experimentos, desenvolver ações de difusão dos conhecimentos através de eventos como dia do campo.

A parceria é válida até junho de 2023 e conforme o secretário de Desenvolvimento, Hugo Koji Suekame, a Fundação MS firmará um termo de cooperação com o Sindicato Rural e com a Associação dos Engenheiros Agrônomos para executar os experimentos de agricultura, que serão conforme a necessidade dos produtores rurais.

O prefeito, Lucas Foroni, frisou que o principal objetivo é garantir a informação e assistência técnica embasada em conceitos científicos para tomada de decisão dos produtores.

“Como poder público, vamos ajudar no máximo possível na divulgação, ampliação e na amplitude dessa informação. A Fundação MS tem credibilidade no Estado e hoje é onde são passadas informações da nossa região sobre os fatores ambientais e também os fatores genéticos para fazer o melhor tratamento e também mostrar para os produtores como podemos produzir mais”, disse Lucas.

Por fim o prefeito disse que o município tem potencial produtivo e que é preciso investir nas tomadas de decisão através de pesquisas para impulsionar o desenvolvimento de Rio Brilhante.

Assessor de imprensa / Jefferson Duarte