23/11/2022 7:21 · Destaques

O Instituto de Previdência Social dos Funcionários Municipais de Rio Brilhante -PREVBRILHANTE, realizou o 1º Curso de Preparação para a Aposentadoria, no dia 22 de novembro de 2022, em seu auditório, para os servidores públicos aptos a aposentarem.

O curso teve início com sra. Rosecler Koster Canova Teixeira, discorrendo sobre as atividades oferecidas pelo Centro de Convivência do Idoso José Alves de Barros. Na oportunidade, a sra. Rosecler convidou os servidores para conhecerem e participarem do projeto, dizendo que “não precisa estar aposentado para participar do Conviver”. Finalizando, a mesma destacou a importância do corpo humano estar sempre em movimento, praticando atividades físicas, buscando ter a saúde física e mental em equilíbrio.

O curso também teve a participação do Dr. João Paulo Cunha – advogado da ACONPREV Consultoria Administrativa. O Dr. João apresentou para os servidores os requisitos exigidos para requerer aposentadoria, informou para os participantes da importância de já requerer averbação do tempo de contribuição, referente aos vínculos anteriores, não deixando para o último momento, destacando que o INSS, via de regra, esta demorando para emitir as Certidões de Tempo de Contribuição. O Dr. João apresentou as mudanças trazidas pela Emenda Constitucional nº 103/2019, tais como: o Abono de Permanência e a vedação da incorporação de adicionais ao vencimento do servidor público. Finalizando, o palestrante discorreu sobre a preparação financeira e psicológica do servidor, destacando que as vantagens, de caráter provisório, não fazem parte da base de cálculo da contribuição previdenciária.

Na oportunidade os servidores tiraram suas dúvidas e após, foi servido um delicioso “coffe break”