Prefeitura apresenta plano municipal de vacinação contra a Covid-19

27/01/2021 11:33 · Destaques

Por uma “Rio Brilhante imunizada” Secretaria de Saúde definiu ações e estratégias de operacionalização da vacina

A Secretaria de Saúde de Rio Brilhante está trabalhando intensamente o Plano Municipal de Operacionalização da vacina contra a COVID-19. Para tanto, instituiu uma equipe técnica coordenada pela Secretária da Pasta, Alini Oliveira, que está monitorando todas as operações de imunização no município, o cenário epidemiológico, além de acompanhamento ao surgimento de novas evidências científicas e conhecimento acerca das vacinas, com intuito de melhor direcionar todos os trabalhos em conformidade com as definições dos planos estadual e nacional de imunização.

No Município, o processo de imunização teve início no último dia 19 de janeiro com o recebimento de (496) doses da vacina CoronaVac, as quais foram disponibilizadas inicialmente para vacinar os integrantes do primeiro grupo prioritário, formado pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente ao combate à Covid-19, além dos Indígenas.

Após novas gestões junto às autoridades do Estado, o município foi contemplado dia 25 do corrente mês, com mais (130) doses da vacina. Esta nova remessa em sequência ao plano operacional pertence ao lote produzido pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com Universidade de Oxford que vieram da Índia dia 22/01. “Foram mais 130 doses de esperança para a nossa população”! Afirmou Alini.

O Plano Municipal de Vacinação está seguindo à risca o modelo Estadual e Nacional que em suas diretrizes definiu que após a imunização dos Profissionais da Saúde, serão priorizados os idosos institucionalizados (residentes em instituições de amparo), bem como, os indígenas aldeados sob responsabilidade do Distrito Sanitário. Sequencialmente, na segunda fase da vacinação a prioridade será dos idosos acima de 75 anos. O processo operacional terá seguimento observando-se os grupos previamente definidos em tabela do Plano Municipal. No momento está sendo vacinados os profissionais de saúde do SUS e da rede privada.

O Prefeito Lucas Foroni disse que o Plano Municipal de Vacinação está bem estruturado e amparado por técnicos responsáveis pela Saúde local. “Corremos contra tempo, liberamos a compra de seringas, agulhas, capacitamos nossos agentes e a logística necessária para uma Rio Brilhante imunizada”. Disse Lucas.

O Ministério Público Federal e o Ministério da Saúde estão fiscalizando e acompanhando de perto as imunizações.

Assessoria de Imprensa PMRB