Em parceria com o Sebrae, Rio Brilhante lança pela 1ª vez em sua história, o Plano de Desenvolvimento Econômico com 20 ações que irão transformar o município

21/10/2021 11:27 · Destaques

Rio Brilhante é pioneira no trabalho conjunto com o Sebrae e a parceria resultou em conquistas inéditas e históricas para o município, que pela 1ª vez tem um Plano de Desenvolvimento Econômico.

Lançado na noite de quarta-feira (20) na Câmara Municipal, o documento que foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora, traz 20 ações que irão ajudar a transformar o município, atendendo desde o pequeno empresário, agricultura familiar e a sociedade em geral.

O plano foi apresentado pelo prefeito, Lucas Foroni e transmitido pela página do Governo Municipal no Facebook. O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Leandro Fabrício Martins Aléssio; presidente da Câmara Municipal, Juarez Alves Roza; presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante (AERB), Rodrigo Jeferson Trambuch; presidente Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Fernando Martins; presidente Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e os conselheiros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS Nilson dos Santos, além dos secretários municipais e demais autoridades.

Empreender é o melhor caminho para alcançar o desenvolvimento almejado, desde abril deste ano, o Governo Municipal e o Sebrae estão atuando no município.

Através de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais, o plano foi elaborado com objetivo de aumentar a autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, fortalecer a agricultura familiar e combater a evasão de consumo.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Agro” tema escolhido devido o potencial produtivo com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para incentivar a economia agrícola local.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, pontuou que, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“O Cidade Empreendedora é executado no município desde abril e o PDE é mais um fruto desse trabalho. O plano mostra o caminho que o município deve seguir e traz estratégias para promover o desenvolvimento. As ações vão envolver o pequeno empresário, a agricultura familiar e a sociedade como um todo para que, juntos, possamos transformar a economia de Rio Brilhante”, enfatizou Mendonça.

O secretário de Desenvolvimento, Hugo Koji Suekame, afirmou que o documento se faz relevante, principalmente, por atender a necessidade de vários setores. “Esse é o primeiro Plano de Desenvolvimento Econômico feito para Rio Brilhante e ele foi construído por várias mãos. O Sebrae fez um diagnóstico do município e, junto com isso, promovemos uma oficina quando ouvimos as necessidades de representantes de várias categorias. A partir disso, traçamos ações prioritárias para que a gente consiga alcançar patamares maiores e desenvolver Rio Brilhante na parte econômica, social e ambiental, além de aumentar a qualidade de vida da nossa população”, disse o secretário.

Rio Brilhante vem se destacando na geração de emprego e renda, na qualificação da mão de obra, no acesso aos novos mercados, entre outras conquistas, que está impulsionando o desenvolvimento da cidade. Entretanto, o prefeito enfatizou que o plano possibilitará novas oportunidades.

“Em parceria com entidades e com o Sebrae, apresentamos soluções para o município e um planejamento para colocá-las em prática. Foi feito um mapeamento e traçamos estratégias para que a gente saiba como alcançar o desenvolvimento. As nossas expectativas como município são enormes, após a execução desse plano, tenho certeza de que em um futuro muito próximo, vamos colher frutos. Vamos chegar em uma geração de emprego muito maior e trazer mais oportunidade para a nossa população”, ressaltou Lucas.

Melhorias para a Sala do Empreendedor

Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico, o Sebrae/MS realizou a  entrega para o Governo Municipal de um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo, que apresenta um novo layout para o espaço.

Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte