Em parceria com o Governo do Estado, Rio Brilhante implanta o projeto Bombeiros do Amanhã

27/06/2022 9:32 · Destaques

Contribuir com a formação das crianças e adolescentes, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento. Com este objetivo, o Projeto Bombeiros do Amanhã foi lançado na manhã de domingo (26) em Rio Brilhante.

Com a presença da vice-prefeita, secretários municipais, chefe de gabinete, vereadores, presidente do Sindicato Rural, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, autoridades e população em geral, o projeto inédito no município é uma parceria entre Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) e Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

No total, 20 crianças entre 08 e 14 anos participam do projeto desenvolvido no período vespertino e com foco na promoção da cidadania, inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
No projeto, os participantes recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades.

O Bombeiros do Amanhã também visa aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações, proporcionando ainda meios que possam favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade.

A secretária de Assistência Social, Lívia Dias, relatou a importância do projeto. “A participação garante experiências sociais, cognitivas, culturais e cidadãs para os usuários inseridos como também para toda comunidade ao seu entorno, além de fazer valer os eixos de Convivência Social, Participação e Direito de Ser, que norteiam a prática do SCFV”, disse.

O prefeito enfatizou que esta é uma parceria positiva, que busca priorizar as crianças e as famílias, resgatando valores de disciplina e respeito, além da convivência em grupo, oportunizando um futuro melhor.

“São atividades que vão contribuir com o futuro e como gestor priorizamos oportunidades que possam motivar e fortalecer nossas crianças e adolescentes. Mais uma parceria de sucesso com o Governo do Estado, que através do Corpo de Bombeiros do nosso município vai transformar vidas”, finalizou.

Geyse Suellen de Albuquerque Sampaio é mãe da Crislaine de Albuquerque Sampaio Trajano, uma das alunas do projeto. Emocionada, a mãe relatou sua alegria em vivenciar este momento.

“É um motivo de muita alegria, muita gratidão, quero agradecer todas as pessoas que trabalham com assistência social, ao prefeito e aos bombeiros por estar dando esta oportunidade. Estou muito feliz mesmo, hoje foi um encontro maravilho por estar vendo minha filha fazendo parte desta equipe, muita gratidão mesmo por esse dia maravilhoso”, disse.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Hugo Djan Leite ressaltou o cuidado com os jovens e crianças, e ainda agradeceu ao prefeito, Câmara Municipal e ao Governo do Estado que possibilitou esta estrutura para população.

“É uma satisfação estar aqui na cidade de Rio Brilhante mais uma vez, hoje iniciando o primeiro dia do projeto Bombeiros do Amanhã, um projeto social que busca trazer as crianças para dentro do quartel, aqui elas têm reforço, atividades de primeiro socorro, princípios de noção de prevenção e combate ao incêndio, atividades físicas e disciplinar”, finalizou.