O Dia Nacional de Combate ao Fumo, busca chamar a atenção da população sobre os malefícios causados pelo uso do tabaco.

29/08/2021 8:45 · Destaques

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, que será celebrado no próximo domingo (29), busca chamar a atenção da população sobre os malefícios causados pelo uso do tabaco.

A data reforça as ações nacionais de conscientização quanto aos danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais. Infelizmente, crianças, adolescentes e jovens têm sido expostos cada vez mais cedo ao tabagismo e a maioria dos fumantes se tornam dependentes até os 19 anos, por este motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença pediátrica.

A fumaça do tabaco contém mais de 7.000 compostos químicos e os estudos indicam que no mínimo 69 dessas substâncias provocam câncer. Os produtos derivados do tabaco, incluindo os dispositivos eletrônicos para fumar, são nocivos à saúde.

Em tempos de pandemia, os fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo coronavírus, já que o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo.

O Governo Municipal por meio da secretaria de Saúde alerta sobre os riscos causados à saúde e informa que o SUS oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.

O tratamento multidisciplinar é realizado através de grupos e os interessados devem procurar o Centro de Especialidades Médicas para se cadastrar.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte