Dia 26 de setembro Rio Brilhante festeja 93 anos

19/09/2022 9:53 · Destaques

Segundo o IBGE, a população do município é de 38.844 habitantes no censo de 2021.

Criado em 1929 e implantado em 1930, o município que hoje tem uma população estimada em 38.186 pessoas, teve sua história marcada pela produção de erva-mate. Gabriel Francisco Lopes foi o que primeiro penetrou nos campos de Vacaria, onde encontrou 60 vacas e 1 touro, ali deixado pelos Jesuítas, e, por volta de 1841, trouxe para ali o seu sogro, Antônio Gonçalves Barbosa, que se fixou num local a que denominou Boa Vista, entre os Rios Vacaria e Brilhante. Foi o primeiro povoador, depois da retirada dos castelhanos.

Hoje Rio Brilhante se destaca no cenário nacional, município pujante no agronegócio, com três usinas de Cana de Açúcar se mantém em terceira maior, produtora do país. Mas lidera também nos grãos milho, soja e na pecuária.

O município está entre as 100 cidades mais ricas, em 28º lugar, se mantendo entre as cinquenta que apresentam maior valor de produção no Brasil. Os 100 municípios classificados geraram um valor da produção de R$ 151,2 bilhões, 32,0% do total, estimado em R$ 470,5 bilhões. O destaque desses municípios se dá pelo elevado valor da produção agropecuária e pelo valor do PIB municipal. Mato Grosso do Sul com 13 cidades, e Rio Brilhante se mantém em 5º no ranking no MS, segundo o Ministério da Agricultura do Brasil.

Investimentos em toda a cidade.

Os investimentos estão nas áreas de saúde com reforma do hospital e maternidade Rio Brilhante R$4.300.000,00, e inauguração da Clínica da Mulher Pastora Ester Estigarribia Marques da Silva. A infraestrutura na avenida prefeito Teófanes receberá acostamento e recapeamento, na saída para Maracaju onde serão investidos R$2.500.000,00.

A avenida Benjamin Constant uma das principais vias, receberá investimentos de R$ 1.800.000,00 para a revitalização e modernização da avenida Benjamin Constant, a partir da rotatória da Av. Lourival Barbosa sentido Dourados. O Governo Municipal tem projetos que serão licitados: Como a Avenida do Bairro Antônia de Souza Barbosa, no valor de R$7.000.000,00 já protocolado para licitação. Projeto de asfaltamento da rua Cerciliano Vilhares, Bairro Nova Esperança, protocolado este mês para processo licitatório, no valor de R$1.200.000,00.

O Bairro Manoel das Neves terá concluídas, ruas que estão sem asfalto um investimento de  R$900.000,00. E trechos da cidade, onde estão incompletos R$4.000.000,00. A Avenida Lourival Barbosa ganhara uma super revitalização em seu canteiro central, no valor de R$ 3.000.000,00.

Programação : Shows Nacionais  e Pratas da casa

A agenda de shows tem início dia 23 com o cantor André Santine e Forrónejo – no Bairro Nova Rio Brilhante Feira do 15, no Estádio Barbosão acontecem os shows, dia 24 teremos o cantor Rogerio Santana e a dupla Guilherme e Santiago, dia 25 participa os músicos Ítalo Cássio e Chicão Castro e  cantor Almir Sater . O encerramento será dia 26 com o cantor gospel Fernandinho