Córrego Araras é vistoriado para início de ações de educação ambiental

15/03/2021 7:48 · Destaques

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento está realizando a coleta de amostras de água do córrego Araras para análise laboratorial, visando o índice de qualidade da água. Após essa análise para vislumbrar a situação atual do córrego, serão realizadas ações de conscientização junto a população no que tange a preservação e conservação do meio ambiente.

Nesta primeira fase, foram feitos coleta nas mediações da ponte da Avenida Benjamin Constant, saída para Campo Grande, local anterior à estação de tratamento de esgoto da Sanesul e logo após a estação para saber se o esgoto está sendo bem tratado.

Essa é uma ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento em parceria com a Sanesul, a concessionaria que atua no abastecimento e no tratamento de esgoto aqui em Rio Brilhante. O objetivo é comunicar à sociedade o estado que se encontra o Araras e principalmente, conscientizar a população para não jogar lixo no córrego, não degradar as matas ciliares e preservar o meio ambiente para que se tenha uma qualidade melhor de vida no município.

“Os córregos são os pontos mais baixos da cidade. Ao descartar incorretamente os resíduos sólidos ou materiais contaminantes, há grandes possibilidades de escoar para a calha do córrego, consequentemente piorando sua qualidade. Por isso a importância do monitoramento ambiental e a conscientização da sociedade para termos um recurso hídrico de boa qualidade, afinal de contas a água é vida.” Afirmou Hugo Koji, secretário de Desenvolvimento.

O prefeito Lucas Foroni esteve juntamente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento conhecendo a nascente do córrego Arara, na fazenda Ramalhete. “Nossa equipe técnica está empenhada em fazer Rio Brilhante aparecer no mapa e ser bem visto em âmbito estadual e nacional, estaremos prontos para o desenvolvimento, com responsabilidade e aproveitando todos nossos potenciais de riqueza.” disse o prefeito.

Essa é uma forma de conscientização da importância que o córrego Araras tem para a cidade. O Dia Mundial da Água, 22 de março, será o pontapé inicial para as ações entre a prefeitura e a Sanesul. Para isso foi necessário a vistoria e o levantamento da qualidade da água que corre no município.

David Barbosa Silveira

Assessoria de Imprensa – PMRB