Com apoio, amor e solidariedade, projeto Irmãozinho entregou mais de 17 mil marmitas no distrito de Prudêncio Thomaz

16/08/2021 1:41 · Destaques

Criado para alimentar as crianças durante o período em que aulas estavam remotas, o projeto Irmãozinho já distribuiu mais de 17 mil marmitas em Prudêncio Thomaz.

A solidariedade está mudando a vida de muitas famílias, que residem no distrito e graças ao Governo Municipal que está executando o projeto, as crianças que antes da pandemia contavam com a merenda escolar, agora recebem amor e carinho em forma de marmita.

O projeto nasceu devido às dificuldades, que muitas famílias enfrentavam em decorrência da pandemia, entre elas, o desemprego e a quarentena. No começo do ano, muitas famílias receberam a doação de cestas básicas, entretanto através das visitas realizadas pela equipe foi possível observar, que algumas famílias não conseguiam preparar estes alimentos.

Diante deste problema, o Governo Municipal idealizou o projeto Irmãozinho, que conta com total apoio do prefeito, Lucas Foroni e está sendo conduzido pela vice-prefeita, Juraci Aparecida de Souza Silva, sendo uma ação inédita e inovadora para o distrito.

As marmitas são produzidas por cozinheiras voluntárias, que doam o tempo e amor como tempero nas refeições, que são de boa qualidade e nutritivas.

O projeto surgiu no início do mês de março e distribui diariamente 160 marmitas. Entretanto com a volta às aulas, os alunos vão receber os kits da merenda escolar e o projeto será suspenso para construção da personalidade jurídica como estatuto e CNPJ.

Futuramente o projeto tem por objetivo também atender às mães através de cursos de qualificação profissional, buscando inserir e auxiliar na renda destas famílias. Algumas mães já procuraram administração para solicitar aulas de alfabetização.

Para o prefeito Lucas Foroni são as pequenas atitudes, que engrandecem. “Gestos esses que envolvem sentimento e amor em tudo que fazemos. Ação de almoço solidário para as crianças do nosso distrito, a partir de uma iniciativa da nossa vice-prefeita como gestora do distrito, que me orgulha por todo carinho e sensibilidade que tem”, disse Lucas.

O projeto busca atender as necessidades do distrito, que sofre com a falta de emprego e conforme a vice-prefeita, as famílias precisam sair da linha da miséria e o Governo Municipal está fazendo a diferença ao desenvolver ações jamais realizadas em Prudêncio Thomaz.

Atividades esportivas e culturais

O projeto que iniciou com a distribuição de marmitas ganhou novos parceiros durante a sua jornada. As atividades físicas e culturais foram inseridas graças ao apoio da Funcerb.

Atualmente 50 crianças participam da escolinha de futebol e 30 estão realizando aulas de ginástica rítmica. Entretanto, o projeto cresce cada dia mais com novas oportunidades.

No próximo mês, cerca de 28 crianças terão aula de violão, uma conquista inédita ao distrito, que está recebendo total apoio e atenção do Governo Municipal.

O Governo Municipal informa que apenas a distribuição das marmitas foi suspensa e que as atividades serão realizadas normalmente e ampliadas para ofertar uma ocupação para estas crianças, promovendo a integração através da cultura e do esporte.

Apoio

O projeto recebe diversas doações, entre elas, da Vigilância Sanitária que está convertendo as multas aplicadas durante a pandemia em alimentos, que estão sendo doados com frequência para o preparo das marmitas.

Os Agentes de Vetores também realizaram a doação de 60 embalagens de óleo de soja, Agência Sicredi doou R$ 1.500 em carne e mais 60 embalagens de óleo, a secretaria de Assistência Social durante todo esse período foi a responsável pelo fornecimento do gás, além das diversas doações de toda equipe administrativa.

O gerente do Sicredi, Diórgenes Junior da Silva, disse que é uma satisfação estar contemplando e findando este projeto tão brilhante realizado em parceria com o Governo Municipal, levando alimento para mais de 150 crianças e famílias, que residem no distrito.

“O Sicredi não poderia deixar de fazer parte desse projeto também porque tudo que o Sicredi tem em Rio Brilhante hoje é graças aos associados. Então estou aqui agradecendo aos associados do Sicredi Centro-Sul, aos associados do Sicredi Rio Brilhante porque esse projeto, essas crianças só se alimentaram graças a vocês. Obrigado associados do Sicredi continuem crescendo e continuem apostando e juntos vamos trazer uma vida melhor para todas as pessoas. Parabéns a prefeitura pela iniciativa e parabéns aos associados por estar acreditando cada vez mais na gente”, disse

Na sexta-feira (13) a secretária de Assistência Social, Lívia Dias juntamente com o chefe de gabinete, João Carlos Barbosa e a secretária de Administração, Luma Moraes visitaram o projeto e para alegrar ainda mais as crianças realizaram a doação de picolés.

Assessor de Imprensa / Jefferson Duarte